Recentemente após uma palestra sobre Criatividade, fui convidado por um empresário para conhecer as suas ideias e a maneira como tratava a criatividade na sua organização. Disse-me que havia encontrado uma fórmula simples e eficaz. O método que ele adotou era uma competição entre os funcionários. Premiava mensalmente a melhor ideia com certo valor em dinheiro que variava entre 10% a 50% do salário do funcionário e, no final do ano, a melhor ideia, dentre as 11 dos meses anteriores, era premiada com um aumento de salário e uma viagem em um navio de luxo pela costa brasileira com direito a acompanhante. O que havia notado, como estava apenas no quinto mês da competição, era uma preocupante caída na quantidade e na qualidade das ideias e que em alguns departamentos da sua empresa o relacionamento pessoal estava um pouco complicado.
Lembrou ainda que as ideias dos primeiros dois meses foram excelentes e que tivera dificuldade em escolher a melhor, entretanto, a queda era acentuada. Eu estava ali justamente para propor um curso sobre algumas técnicas criativas para os seus funcionários- “Algo em torno de 2 ou 3 horas – coisa rápida e eficiente” – palavras dele. Sem entrar no mérito das discussões que tivemos nas horas seguintes é importante ressaltar que felizmente a sua competição acabou a partir daquele dia e ele adotou um programa de premiação para todos os funcionários, permitindo que a cooperação e a colaboração tivessem lugar de destaque na geração das novas ideias. O binômio criatividade e competição na mesma equipe ou organização pode apresentar resultados a curtíssimo prazo.
É inegável que as pessoas gostem de competir, de ganhar prêmios, de desafios, entretanto no processo de geração de ideias e da criatividade – a competição - a médio e longo prazos torna-se uma “arma” que pode destruir as relações e oferecer uma queda acentuada na qualidade das ideias apresentadas. Nos processos de criatividade que já observei ao longo de minha carreira profissional algumas características e comportamentos podem ser destacados como primordiais para a criatividade: - trabalho em equipe - união em torno de um objetivo comum - confiança - ajuda mútua - bom humor Se você empresário ou líder de uma equipe pretende incentivar a geração de ideias e as pessoas criativas, lembre-se que a competição ou a concorrência interna pode ter o efeito contrário: detonando a criatividade. Armando Ribeiro