Vencendo o Estresse das Vendas

Trabalhar com vendas implica em saber lidar com pequenas coisas que acontecem no dia-a-dia, mas se não forem resolvidas adequadamente na cabeça do vendedor, pode levá-lo a fracassar na carreira.

Estes pequenos fatores podem ser:

1. Culpa: muitos sabem o que devem fazer mas não fazem. Outros sabem o que não devem fazer e mesmo assim, fazem. E acabam por se sentirem culpados. Se você sabe que isso irá acontecer, a dica é: não faça. Isso é maturidade. Se você sabe que tem de fazer as coisas e sabe também que não vai fazer, estará desprezando um traço muito importante: a disciplina. A disciplina, segundo Tom Hopkins, é a fonte da grandeza e por isso você deve estabelecer um pequeno objetivo, como levantar mais cedo todos os dias, a fim de atender mais um cliente, em vez de 15 ou 20 minutos mais tarde. Se você se sente culpado por alguma coisa, esqueça agora e vá em frente.

2. Rejeição: faz parte da profissão de vendedor e saber lidar com ela, sinaliza a razão pela qual você pode ter mais sucesso. É preciso administrar melhor esse sentimento, esperá-lo, conhecê-lo e ter a consciência de que ninguém rejeita você, e sim a sua proposta ou seu produto/serviço. Assim você deve enfrentar diariamente os clientes que sempre o rejeitaram e encarar a rejeição com leveza de espírito.

3. Objeção: encarada como uma rejeição, mas que na verdade é apenas e tão somente uma forma do cliente saber mais sobre sua empresa, produto e serviço. Ao contrário do que se pensa, é uma excelente ponte para se relacionar mais e melhor com os clientes, afinal de contas quem faz objeção, deixa claro o interesse de comprar de você. A dica é: ouça com muita atenção e trabalhe sério suas argumentações para cativar e convencer o cliente.

4. Decepção: você presta um bom serviço e na hora H o seu cliente decide pelo seu concorrente. O que fazer nessa hora? Simplesmente se encher de autoconfiança e dizer: “Parabéns. Espero que esteja satisfeito”. Mas não se dê por vencido, telefone novamente para as pessoas que o rejeitaram. Você deve dominar o medo da rejeição e em vez de se acomodar na cadeira, dizer: “Vou conversar com alguém”. É preciso insistir, insistir, insistir até que comprem de você.

5. Medo: outro inimigo das vendas e tremendo fator de estresse. O medo constitui-se no sentimento que impede as pessoas de correrem atrás daquilo que desejam na vida. Medo do fracasso, da rejeição. Todos temos medo de alguma coisa. A dica para vencer o medo é que você procure fazer exatamente aquilo que você mais teme e assim controlará esse sentimento negativo.

6. Tempo: em vendas o compromisso com o tempo é um fator de estresse, especialmente porque exige muita disciplina e determinação. Você que é vendedor, não espere trabalhar apenas 40 horas semanais. Vendedores de sucesso sabem que o tempo desempenha um grande papel na construção desse sucesso. A dica é: use sua agenda e mantenha a disciplina aos horários estabelecidos, evitando assim ficar rolando seus compromissos.

7. Cotas: são estressantes quando inatingíveis ou fáceis demais. Assim enquanto alguns vendedores não conseguem atingir suas cotas, outros as atinge muito facilmente. Em vez de motivar, passa a desmotivar. Estabelecer corretamente as cotas de vendas, de forma a serem difíceis, porém atingíveis é uma boa maneira de lidar com profissionais altamente competitivos.

Conhecer esses fatores de estresse podem ajudar você a administrar melhor sua carreira e sua profissão, conseguindo assim, melhores resultados. Vamos lá. Vender é bom demais…

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