Se você não sabe onde fica o perigo, você provavelmente está perto dele

“Marketing pessoal é o mais difícil marketing de todos”
– Al Ries e Jack Trout *

“Uma pessoa ao lado de um vulcão pode passar sua vida sem nunca perceber que está ao lado de um fenômeno capaz de destruí-la a qualquer instante. Se o vulcão não explodir durante sua existência esta pessoa estará segura de que vive em um local tranquilo ao lado de um monte com um buraco exótico no meio.

Entretanto se esse mesmo vulcão entrar em erupção tudo o que ela conhece como mundo irá se transformar num inferno e desaparecer. Inclusive a própria pessoa.”

A economia de hoje se parece com um vulcão que jorra sua lava de destruição e incerteza sobre nós. Os “geólogos econômicos” no máximo nos dão uma ideia da potência prevista para a erupção. Mas pouco podem nos ajudar para escaparmos dela. Para escaparmos, precisamos de um veículo chamado “Marketing Pessoal”. Afinal ninguém em sã consciência imagina que pode viver próximo a um vulcão em erupção. Temos de escapar dele. Escapar é uma atitude muito diferente de sobreviver. Com mantimento, água e controladores térmicos adequados, você pode sobreviver ao deserto e à neve. Mas não há nada que possa ajudá-lo a sobreviver ao lado de um vulcão em chamas. Você tem de escapar. Se possível antes dele entrar em erupção. Entretanto não é raro vermos muitas pessoas que mesmo diante das cinzas que nos avisam de uma erupção iminente, teimam em permanecer ao lado do monstro. Como os habitantes de Pompeia descobriram, esta é uma má ideia.

Mas se você quer escapar do vulcão econômico o que deve fazer? Em primeiro lugar, você não deveria estar por tanto tempo perto de um vulcão a ponto de “confiar” nele. É quando sua vida financeira está calma e tranquila que você deve se preparar para agir. Se você é dessas pessoas que acham que a erupção “vai passar” e você vai sobreviver, pense de novo. Mas se você ainda está em tempo de escapar é melhor escolher o veículo que irá usar e qual a rota de fuga. Qual veículo irá tirá-lo de perto deste vulcão econômico ? O veículo que você escolher deverá ser aquele que lhe dará mais chances de escapar com sucesso. Muitos de nós se darão satisfeitos se escaparem com vida.

Este curso mostra quais são as alternativas e as chances, não apenas de sobrevivência mas de sucesso nesta escapada. Pois o que torna raro o sucesso das pessoas é que num ambiente econômico em erupção torna-se cada vez mais essencial desenvolver o marketing pessoal. O mais difícil marketing de todos. Difícil, mas não impossível. E mais do que nunca… urgente!

*Al Ries e Jack Trout são dois dos maiores especialistas de Marketing do Mundo. Autores dos livros: Posicionamento, Marketing de Guerra I e II, Horse Sense, Foco, Focalizando o futuro entre outros. Ries é consultor de Corporações como IBM, AT&T, Intel e Merck.

Silvio Celestino

mais artigos sobre Comportamento

 

Cursos Online | [+]


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais