5 dicas para despertar o seu Talento

Plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores”, disse a bela borboleta para a descrente lagarta. Convicta de que seu destino seria o de ser uma eterna larva, longe de ser o que era a borboleta. Mas um dia em seu recluso casulo, sem mais nem menos, a transformação aconteceu e surgiu uma linda borboleta, cheia de vida a colorir os céus.

O que você pretende ser? Uma lagarta ou uma borboleta?
Que tal dar um novo sentido a sua carreira?

A rotina, a pressão, o stress acabam minando sua energias do dia-a-dia. Agimos como cegos perdidos no atual tiroteio organizacional.

Acredite, para turbinar sua carreira é preciso ficar a mercê da avalanche, estar ativo e antenado nas mudanças. Mas, como uma pessoa de visão, às vezes, é preciso sair da chuva, parar de se molhar para, aquecido, estar pronto e energizado para novas tempestades ou rápidas chuvas de verão.

Analise os pontos em destaque a seguir e descubra como despertar o que existe de melhor dentro de você.

* O que gosto de fazer que faria até de graça? É uma pergunta com uma resposta que pode ser bastante esclarecedora. O que você faz hoje lhe traz realização? As horas passam rapidamente, ou está sempre de olho no relógio, ansioso pelo fim do expediente? Lembre-se que fazendo o que sempre faço, só ganho aquilo que sempre ganhei. Caso você esteja infeliz no cargo que ocupa atualmente, listo várias maneiras para buscar novas alternativas.

01. Tenha uma conversa em particular com seu chefe e acerte os ponteiros dessa relação. Defina os papéis, peça um feedback, transforme-o em um aliado. Demonstre interesse no sucesso da empresa e no da equipe. Muitos problemas surgem devido à falta de comunicação e podem ser facilmente resolvidos;

02. Se você não confia em meu chefe. Ou pior, se não o suporta. Bem, aí o problema é outro. É preciso verificar se é somente você que não o suporta ou a maioria da equipe, afinal o problema pode ser o seu jeito de ser. Caso não aja afinidade com seu atual líder e tipo de trabalho procure novas oportunidades em outro departamento. Porém, sem fazer alarde, explique que está à procura de novos desafios e realidades, além de ter uma visão mais global do negócio da empresa;

03. Procure outro emprego. Se você não consegue realização na atividade atual e nem outra colocação dentro da própria empresa é hora de buscar um novo ambiente. Prepare-se, pois o mercado não está fácil, mas também não está fechado. Use sua rede de contatos, esteja atento a anúncios de jornais e cuidado, muito cuidado com empresas de recolocação. Caso opte por este serviço procure empresas sérias. Converse com pessoas que já utilizaram este serviço e peça referência sobre a empresa. Na use referências que a empresa lhe fornece, elas não são confiáveis.

*Tenha um mentor. Procure alguém de sua confiança, que admire e peça para ser seu mentor. Estabeleça limites, as conversas devem ser sobre sua vida profissional, seja humilde e saiba ouvir. Aliás, a relação dever ser de muito escuta e pouca fala. É preciso que seja uma pessoa experiente a quem você tenha acesso e preferencialmente que conheça sua atuação profissional. Não sugiro que seja o chefe imediato e atual, porque aí pode ser criada uma situação embaraçosa para ambos em determinados momentos. Mas que tal um ex-chefe, um professor ou ex-professor. Registre os encontros, trace metas e planos de ação. O mentor deve acompanhar sua evolução e ajudá-lo a despertar os seus talentos adormecidos. Feito de forma correta e séria, pode ser um grande diferencial.

* Compare a sua condição atual, com sua condição passada. Evite comparações com outras pessoas. Sabe o por que? Porque cada um é cada um. Você é único. Olhar para a grama do vizinho, normalmente é motivo para desânimo e frustrações, ainda mais quando ela é bem mais verde e aparada do que a sua. A competição é consigo. Faça um check up de sua vida, aproveite e faça um de sua saúde também. Como eu estava há cinco anos? Como estou hoje? Estou melhor financeiramente, minha carreira progrediu? Não se esqueça de avaliar sua vida amorosa, familiar e espiritual. O ser humano é sistêmico. Quando algo não vai bem, com certeza, os outros pontos também não estão atingindo a sua plenitude.

* Use o bom humor como aliado. Uma sugestão maluca: aprenda a sorrir! Seja mais amável. Já reparou que coisas boas acontecem mais com pessoas bem humoradas. Não me pergunte o porque, mas que acontece, acontece. A verdade é que quando sorrimos liberamos a famosa endorfina, que é a substância química que o cérebro libera e que dá a sensação de bem estar. Experimente sorrir e pensar mal de alguém Não dá. É impossível. Não pense que isto é uma grande asneira. Experimente. Sorria mais pela manhã, sozinho no carro. Para sorrir não é preciso soltar aquela gargalhada. Cuidado com exageros e para não ser algo forçado. Logo, isto se tornará um hábito. O bom humor e o sorriso são os melhores alimentos para a alma e como além da inteligência emocional, já se fala em inteligência espiritual o melhor é começar a preparar o espírito.

* Abra sua mente e seu coração. Rompa preconceitos, velhas crenças, antigas soluções. A canção já diz que o novo sempre vem. Estar aberto ao novo não significa jogar tudo fora. Todos temos qualidades. O difícil é saber o quê e quando mudar. Para despertar o talento é preciso olhar com novos olhos, acreditar e ouvir sua intuição, prestar atenção ao que diz o coração. Aproveitar as oportunidades já não é o bastante, é preciso saber criar novas chances.

Assumir a condição de que é possível interferir positivamente em seu destino, parar de ser vítima de sua própria inação. Comece aceitando que a sua vida está do jeito que está em boa parte devido às suas próprias decisões. Mas, se você é o maior culpado, também poder ser seu maior herói e salvador. Seja seu maior parceiro, seu maior cúmplice, seu maior amigo. A psicologia ensina que primeiro deve vir o indíviduo, depois a família e a sociedade. A sugestão não é torná-lo uma pessoa egoísta, mas sim atenta aos seus anseios, sonhos e realizações. Não abra mão de seus sonhos, lembre-se que as pessoas felizes fazem outras pessoas felizes, são mais caridosas e preocupadas com o próximo. Por quê? Porque são bem resolvidas, satisfeitas consigo mesmas. Esse é o grande segredo, sua maior missão não é mudar o mundo, mas sim mudar a si mesmo.

Despertar seu talento exige ação, concentração, foco nos resultados e muito trabalho.
Despertar é acordar para novas realidades, novos desafios criados por você. Dono de seu próprio destino, seguro do que pode e deve fazer, de onde está o seu pote de ouro.

E agora no final deste artigo eu pergunto novamente:
– Você quer ser lagarta ou borboleta?

Paulo Araujo

mais artigos sobre Comportamento

 

Cursos Online | [+]


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais