Como Fidelizar Clientes

As empresas em geral tem um pensamento muito linear e sequencial, que faz com que elas não se destaquem no meio da concorrência. Porém as empresas com visão, que buscam a excelência, sabem que pensar diferente é fundamental. Numa sociedade corporativa que busca muito mais conseguir novos clientes do que fidelizar os antigos, quem faz isso tem grande vantagem competitiva. Um cliente fidelizado é uma das melhores estratégias de marketing que sua empresa pode ter.

Isso por que caso ela tenha que dar uma informação sobre seu nicho de mercado, com toda a certeza ela irá dar boas referências de sua empresa. Por isso, fidelizar os clientes é fundamental para o crescimento e bom andamento de sua empresa. Para isso, algumas estratégias são fundamentais, veja algumas delas:

1. Oferecer vantagens aos clientes que voltam: um cliente que volta ao seu estabelecimento é tão, ou até mais importante que um cliente novo. Por isso ele deve ter algum tipo de vantagem, que pode ser descontos proporcionais às vezes que ele efetuou compras em sua empresa ou ainda brindes ou prêmios.

2. Vantagens de pagamento: com a fidelização de um cliente, as chances de inadimplência diminuem. Portanto, este cliente que sempre volta e sempre paga de maneira correta, precisa de alguma vantagem. Podem ser descontos, parcelamentos pelo preço a vista, planos de fidelidade e muito mais, que faça com que este cliente retorne ao seu empreendimento.

3. Cumpra os prazos: nada melhor do que cumprir o prometido para que o cliente esteja satisfeito. Se você promete algum prazo, faça de tudo para conseguir cumpri-lo, pois desta forma a sua empresa já terá um grande diferencial para conseguir a fidelização dos clientes. Caso sua empresa seja maior e desta forma este conceito seja mais difícil de ser mantido, aposte em estratégias mais eficientes para que seu cliente não fique esperando mais do que o planejado.

4. Estabeleça uma comunicação eficiente: mesmo depois da compra é necessário que se saiba o que o cliente achou de seu negócio, se ele tem alguma reclamação ou sugestão. Errar é comum e todas as empresas fazem isso. O problema é a persistência no erro, pois isto gera um descontentamento geral e faz com que os clientes não voltem. Por isso é fundamental, que mesmo depois da venda a comunicação com o cliente seja eficiente, a fim de que ele possa tirar eventuais dúvidas ou fazer reclamações e sugestões.

5. Qualidade nos produtos e serviços: sem sombra de dúvidas, nada é mais eficiente para fidelizar um cliente do que a qualidade no que você oferece. De nada adianta você montar as estratégias citadas acima se o cliente não sair satisfeito de sua empresa. Seja no ramo de vendas de produtos ou de serviços, as pessoas buscam cada vez mais qualidade e quando a encontram, tendem a se manterem fiéis a esta marca. Por isso, mantenha o foco sobre a qualidade do que você está entregando, pois somente assim você vai conseguir uma clientela fiel e satisfeita.

Marco Zanqueta é palestrante motivacional há 9 anos. Dedica seus conhecimentos da arte de falar em público, com seu know how de ator e mágico profissional há 21 anos para criar suas palestras motivacionais com mágica de um jeito moderno e pensando sempre em trazer resultados. Saiba mais em www.palestracommagica.com.br

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