Como fazer a primeira sessão de coaching Passo a Passo

0
Taíza Amaral

A primeira sessão de coaching é com certeza uma das sessões mais importantes de todo o processo de coaching. É nesta sessão que você vai criar uma conexão com o seu coachee e ele com você. Fazer uma boa primeira sessão de coaching vai definir se o cliente irá continuar com o processo ou não.

Como iniciar uma sessão de coaching

Você já deve ter ouvido falar do Coaching Education, que nada mais é do que uma explicação sobre o que é coaching. Você ira explicar para o seu cliente o que significa e como funciona o processo de coaching e quais são seus benefícios.

Após o coaching education você pode conversar com o seu coachee sobre a importância do comprometimento que ele deve ter durante o processo para que possa atingir seu objetivo, e mostrar da mesma forma que você está comprometido em ajudá-lo a chegar lá,  estabelecendo assim uma parceria entre vocês.

O coachee deve sentir total confiança no coach e saber que tudo que for conversado durante as sessões é confidencial.

É essencial também, durante o processo de Coaching, que o Coach suspenda qualquer tipo de julgamento e saiba ouvir além do que está sendo dito durante a sessão, é importante que se mostre verdadeiramente interessando na vida e na história do seu cliente. A partir daí, o Coach poderá ajudar com maior eficiência, identificando junto com seu Coachee seus pontos fortes, seus pontos de melhoria, conscientização dos recursos que já possui, das habilidades que precisa desenvolver ou adquirir para a realização da sua meta.

Como conduzir uma sessão de coaching

Para fazer uma boa sessão de coaching é preciso estar atento a algumas etapas importantes que vão ajudar o cliente a atingir o resultado esperado.

O Coach utiliza das Perguntas Poderosas e ferramentas de coaching para conduzir o Coachee a profundas reflexões que o levará ao autoconhecimento, para que encontre suas próprias respostas e amplie sua maneira de pensar, descobrindo assim novas possibilidades.

Segue abaixo passo a passo que você deve seguir para preparar uma sessão de coaching:

1. Avaliação do cenário atual

Esta etapa é muito importante, pois o coach vai avaliar junto ao coachee o seu estado atual e onde ele deseja chegar. Vai avaliar o momento da vida em que o coachee se encontra, seus objetivos, suas emoções, seus comportamentos, seu comprometimento com a mudança, entre outras questões. É importante ter uma conversa sincera com o coachee nesta etapa para saber o que o levou a querer fazer um processo de coaching.

2. Preparação e planejamento

Nesta etapa aprofundam-se os objetivos do Coachee, aqui é definido para onde vamos e por que vamos. O coach deve ajudar o coachee a ter total clareza sobre seu objetivo. Se por acaso o coachee não tiver clareza sobre o que quer alcançar, isso pode comprometer todo o processo de coaching, porque nas próximas sessões ele pode perceber que isto que ele está buscando não é o que ele realmente quer. Por isso, esta etapa é fundamental. Gaste o tempo que for necessário para que o coachee possa sair da sessão sabendo exatamente o que quer alcançar no final do processo.

3. Ação

Aqui é trabalhado as condições comportamentais, emocionais e corporais necessárias para se atingir o objetivo. É a etapa da mobilização e da criação de métodos, ferramentas e procedimentos concretos para se atingir o resultado esperado.

4. Reavaliação e Mensuração

É o fechamento do ciclo, nesta fase acontece:

– Revisão
– Planos de Follow – Up
– Novos assessments
– Indicadores de performance e desenvolvimento
– Feedback sincero entre Coach e Coachee
– Reconhecimento do aprendizado adquirido no processo

Esta é a estrutura de uma sessão de coaching, lembrando que durante toda a jornada o Coach deverá sempre incentivar, apoiar e motivar seu Coachee, gerando comprometimento para realização das tarefas e ajustando seu foco para o objetivo principal.

É muito importante também que o Coachee celebre cada conquista e tome consciência do quanto já conquistou e realizou em cada etapa do caminho.

mais artigos sobre Coaching


Comments are closed.