Brigas entre colegas na empresa

Conflitos são inevitáveis quando duas pessoas tentam conviver. Mas, há uma questão fundamental: você deseja vencer mostrando que está com a razão ou quer chegar, de maneira respeitosa e solidária, a uma solução?

Quando um dos dois quer vencer na discussão a qualquer preço, nenhum dos dois ganha e o ambiente de trabalho fica comprometido.

Listei duas técnicas para resolução de conflitos:

1. Qual é o objetivo maior: a maioria das pessoas envolve-se em brigas com a mesma convicção: ‘Eu estou certo, você está errado; eu sou bom, você é mau’. Quando um lado vence, a primeira reação do perdedor é ‘quero uma revanche’. O objetivo não é a de derrotar o colega, mas de resolver o problema que afasta os dois. Quando nos concentramos no problema e não na pessoa com o problema, um clima de cooperação e não de competição é fortalecido.

2. Qual é o motivo da briga: defina qual é a crise e o que precisa ser feito para melhorá-la: Por incrível que pareça a grande maioria das pessoas brigam por coisas diferentes. Um pode estar furioso com a atitude do colega na reunião pela manhã. Outro pode estar fora de controle por algo que foi dito há semanas. A maioria dos conflitos não se resolve, porque ambos não sabem do que se trata.

Lembre-se… Brigas entre empresas produzem melhores produtos. Mas a briga entre pessoas trás o que há de pior nelas.

mais artigos de Prof. Menegatti

 

Cursos Online | [+]


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais