Além de baixo astral, ser negativo é falta de educação

Bem diz o ditado: “se não tem nada de bom para falar, é melhor ficar quieto e ouvir “.

Não é só questão de pensamento positivo mas, na verdade, uma forma de encarar o mundo e preservar os seus companheiros de conversas pesadas ou destrutivas. Falar ou tomar atitudes negativas não leva a nada e não dá nenhum prazer. Ao contrário de quando você fala de situações agradáveis ou toma atitudes bem humoradas…

“Fulano está tão acabado…”, ” tão envelhecido”. Comentários deste tipo são vazios e parece que você fala isso de todos e – pior – inclusive do seu interlocutor.

“Você está abatido…” – a intenção é ótima, até pode ser, mas o efeito é devastador.

Doenças – a sua ou dos outros. Lembre-se que nunca é um assunto agradável ou construtivo. E interessa apenas aos diretamente envolvidos. Evite.

Falências ou finanças alheias – é pura bisbilhotice. Fofoca que não leva a lugar nenhum.

Violência e falta de segurança – é uma realidade e das mais desagradáveis. Porém, narrar com todos os macabros detalhes assaltos e sequestros é terrorismo e masoquismo desnecessário.

Divórcios e separações – amores infelizes são assuntos delicados e palpitantes. Mas é difícil falar disso sem tomar partido ou descambar para a fofoca. A menos que esteja falando de você mesmo.

Casos e adultérios – não são da conta de ninguém, a não ser dos próprios envolvidos na relação. Muitas vezes são apenas boatos e você vai parecer um fofoqueiro mal informado. Não caia nessa !

Dizer com ar penalizado: “É que ele bebe tanto, coitado”… ou ainda: ” Ele tem aquele problema terrível com as drogas…” Nunca deixe frases incompletas. Ainda mais desse teor.

Para que anunciar que está bêbado ou bêbada ? Em geral ninguém sabe como reagir. Se estiver mesmo todo mundo já percebeu. E se estiver só de pilequinho, para que dar bandeira !?

Dizer com ar de mistério que “conhece muito bem” determinada pessoa, deixa uma dúvida dúbia no ambiente. No mínimo, explique de onde conhece e porque tão bem.

Claudia Matarazzo

mais artigos sobre Comportamento

 

Cursos Online | [+]


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais