A melhor idade pode vender mais que a garotada

Você já viu vendedor com longos anos de carreira se aposentar sem a insistência da família, dos amigos, que imploram que ele descanse?

Se até mesmo para os jovens vendedores, a arte do universo das vendas é um elixir que vicia, imaginem para quem está na estrada há muitos e muitos anos. São aqueles vendedores brilhantes que o mercado, carinhosa ou satiricamente, chama de “dinossauros das vendas”.

Em dez anos, segundo pesquisa do IBGE, entre 2001 e 2011, a melhor idade passou de 15,5 para 23,5 milhões de pessoas. A pesquisa aponta ainda que 63,7% dos idosos são pessoas de referência na família, ou seja, responsáveis pelas condições no domicílio. Logo, vale presumir que boa parte desta turma ainda está na labuta. Durante os vinte anos que dediquei a vender os mais diversos produtos, observei quase unanimemente uma enorme resistência do profissional de vendas para deixar as funções. Vi também muitos deles que se aposentaram aos olhos do governo e continuaram trabalhando como representantes comerciais ou ainda como vendedores, porém na base da informalidade.

Estamos atravessando um período no qual a necessidade de investir em três campos deixou de ser luxo para se tornar realidade. São eles:

– Treinamento: Mesmo que a empresa tenha um programa efetivo, é importantíssimo que o profissional invista do próprio bolso em busca de eventos ligados a inteligência emocional.

– Leitura em tempo integral: vendedores que não dedicarem ao menos duas horas por dia para atualizar-se, conhecer novas técnicas, cases de mentes brilhantes através de livros de grandes autores ou DVD’s do ambiente corporativo, ficarão vários passos atrás daqueles que o fizerem.

– Aprendizado de línguas: embora antigamente fosse exigido apenas para executivos, o idioma inglês (no mínimo) em breve será pré-requisito para vendedores, por conta do expressivo número de empresas estrangeiras que diariamente erguem suas portas no Brasil.

Como não vivemos no mundo das maravilhas de Alice, é claro que chegou, portanto, o momento de oferecermos a sociedade a seguinte pergunta:

– Como os vendedores da melhor idade irão se adaptar a estas novas realidades?

Ele (a) há de desistir e aposentar-se, sucumbindo às dificuldades de superação impostas pelo mercado do século XXI?

Ou há de surpreender a todos e, por conta de sua maturidade, investir tempo e dinheiro para ganhar uma sobrevida profissional e participar do mercado, no mínimo, mais uma década?

Tudo é possível. O ser humano não responde a tendências ditadas, pois ele é surpreendente apenas pela capacidade adaptativa de coexistência em sociedades preconceituosas como a nossa. Reparem no esforço praticado por vendedores da melhor idade para continuar operando: eles encaram as doenças oportunistas e degenerativas, o risco e o preconceito de ser visto com olhos de pouca admiração por seus clientes de primeiro contato, a dificuldade de dirigir várias horas por dia no trânsito das grandes metrópoles para visitar seus clientes e principalmente: a reclamação de seus familiares insistindo para que pare de vender, cuide da saúde e goze sua merecida aposentadoria.

O cliente do século XXI busca vendedores de absoluta confiança, já que não terá tempo para investigar se estão sendo bem atendidos em todos os quesitos. A palavra da vez é CONFIANÇA. A pergunta que queremos deixar para reflexão é a seguinte:

Culturalmente, quando o assunto é confiança, investimos nas pessoas mais velhas. Você conhece alguém que, se puder escolher, prefira realizar cirurgia cardíaca de alto risco com um médico que acaba de finalizar seu período de residência?

No universo das vendas, a premissa é a mesma. Quanto mais velho, mais credibilidade depositada.p> Não ficarei surpreso se no futuro próximo houver lei que garanta vaga para idosos fornecedores nos estacionamentos privativos das grandes empresas, pois que em 2013 praticamente inexistem. As vagas para clientes idosos estão lá, devidamente demarcadas, mas fornecedores? Eu lhe desafio: apresente-me uma empresa que tenha!

Atenção, portanto, garotada de vendas: vocês têm três opções:

Entrar em movimento, estudar, treinar e se informar, porque além da concorrência de mercado, cada vez mais você irá se deparar com a concorrência social.

Fazer as mesmas coisas que você faz e ficar repetindo aquela terrível frase que ouvimos por aí no mercado: “deveria se aposentar e dar lugar pra outro”.

Assistir de camarote a melhor idade vender mais, porque convenhamos que se um vendedor de cinquenta anos volta a fazer faculdade, investe em treinamentos e lê até bula de remédio para melhorar sua performance, ele merece o sucesso!

A escolha, como sempre, é apenas sua!

Edilson Menezes

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