A importância da etiqueta empresarial

O mercado de trabalho altamente competitivo tem como reflexo a exigência de maiores qualificações do profissional. As pesquisas revelam que 87% das empresas demitem por problemas de conduta, pois não querem ter sua imagem abalada por profissionais inadequados.

Por esta razão, atualmente, leva-se em consideração não só a capacitação, formação acadêmica, mas também as características pessoais, o temperamento, as atitudes dos profissionais.

Espera-se que ele seja carismático, diplomata, que tenha bom humor, auto-controle, espírito de liderança e que, principalmente, se comporte de maneira adequada, o que significa seguir as regras básicas da boa educação e da ética profissional, e que, também, se vista adequadamente para o trabalho.

Ter e manter a etiqueta empresarial, pode significar não só a manutenção do emprego, mas o diferencial que poderá levar o profissional a se destacar em relação a todos os demais.

Alguns exemplos de falta de etiqueta empresarial:

Pessoas que têm o costume de rir alto e/ou falar alto, não respeitando o colega da mesa ao lado que está ao telefone ou com uma pessoa de fora da empresa. Pode existir algo mais inconveniente que isso?

Há, ainda, os profissionais que mentem, os impontuais, os que não têm compromisso com nada ou quase nada, os arrogantes que se julgam superiores e, por isso, humilham e fazem pouco caso de outros colegas, os fofoqueiros, os indiscretos que adoram fazer perguntas de caráter pessoal, os que primam pelo desleixo na aparência, incluindo aí, até a falta de higiene.

Pense bem em tudo isso e avalie se você corre o risco de não estar praticando a etiqueta empresarial.

Rosana Fa é Consultora em Etiqueta Empresarial.

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