6 atitudes que podem abalar a sua imagem profissional

Todos sabemos que precisamos estar em constante desenvolvimento no que se refere ao crescimento profissional. Aperfeiçoar habilidades, aumentar o repertório de comportamentos, aprender coisas novas e aplicar todo este conhecimento se quisermos evoluir na carreira são fundamentais para isso. E para atingir o resultado que se espera é preciso ter foco e, acima de tudo, percepção da forma como atuamos, além, claro, de autoconhecimento.

Percebo ainda que, atualmente, há uma preocupação excessiva em adquirir novas habilidades. No entanto, muitas pessoas acabam deixando de observar toda a bagagem que já foi conquistada. Resumindo?

Elas querem simplesmente aprender coisas novas, mas não olham de maneira mais atenta para aquilo que já têm e que podem trabalhar a favor de si mesma.

O fato é que de nada adianta sobrecarregar a cabeça tentando conquistar novas posturas se os comportamentos antigos ainda não foram percebidos e trabalhados. O que quero dizer é que você deve ter em mente que refletir sobre a forma como se comporta enquanto profissional é fundamental. Isso porque, se não souber exatamente como age, em especial nos casos de maior pressão psicológica, muito provavelmente todos os conhecimentos que você tentar adquirir poderão ser inutilizados.

Isto ocorre porque todos temos um papel social e profissional! Além disso, somos vistos por outras pessoas como sendo de determinado jeito. E é por isso que dizemos que esse profissional é estrategista, o outro é impulsivo ou determinado etc. São os comportamentos do dia a dia que levam os colegas e superiores a construírem nossa “personalidade profissional” baseando-se em nossas atitudes.

Muitas vezes, simples comportamentos podem passar despercebidos aos nossos olhos, mas acabam sendo notados pelas pessoas em nossa volta. Por isso é preciso ficar tão atento a isso e não se pode deixar que os outros moldem aquilo que somos. É preciso ‘tomar as rédeas’ da imagem profissional que queremos passar. Nem sempre é fácil, pois somos seres emocionais e não é toda hora que podemos escolher a emoção que sentiremos em determinada situação. Apesar disso, podemos fazer uma escolha e deixar que esta emoção afete ou não as nossas vidas.

Então, fique mais atenta em como se comporta diante de determinas situações, principalmente aquelas que geram maior tensão tais como uma reunião, negociações complicadas, desentendimento com colegas de trabalho, pedido de aumento e até mesmo uma demissão. São nessas horas que o comportamento é provado e pode definitivamente mudar o pensamento das pessoas a respeito de sua postura profissional.

Quer conferir mais dicas?

1. Fazer fofocas

Uma das maiores causas de desentendimentos dentro de uma empresa é a fofoca. Este comportamento, além de ser mal visto por gestores, ainda impacta negativamente o ambiente de trabalho. E não seja você a pessoa quem vai manifestar este comportamento, afinal, ser vista como uma pessoa fofoqueira é extremamente negativo. Além disso, você pode comprometer seriamente a imagem de uma pessoa, sem contar que para reverter a situação de “fofoqueira da empresa” é extremamente complicado. Em certos casos, isso é quase impossível!

2. Não se preocupar com a comunicação

Uma das coisas fundamentais é a comunicação, não somente a fala em si, mas também a forma como é feita. Comunicação, como a própria palavra já diz, implica em comunicar uma ação e, por isso, devemos fazer da melhor maneira possível. Isso tudo implica em comunicar a nossa ação! Quando nos comunicamos de maneira rude, ou até grosseira, estamos dizendo muito daquilo que somos para as pessoas que recebem a mensagem. Parece bobagem, mas um e-mail em caixa alta (com todas as letras maiúsculas), por exemplo, pode soar totalmente agressivo para quem o recebe. Cuide também dos pequenos detalhes, bem como gestos e olhares, pois eles também contam muito na hora de comunicar.

3. Ser totalmente desorganizada

Tudo bem, nem todos somos um padrão de excelência no quesito organização, mas devemos ter consciência de que precisamos ter o mínimo de controle sobre aquilo que está a nossa volta. Uma mesa bagunçada com papéis jogados ou tudo amontoado podem transformar tudo num verdadeira caos. E isso não apenas na hora de localizar uma informação importante, mas também no momento em que as pessoas percebem isto como uma característica negativa a nosso respeito. Por mais desorganizada que uma pessoa seja é preciso que, no ambiente de trabalho, procure não deixar que este fator atrapalhe. Uma dica é: se você é desorganizada, procure deixar somente o necessário em seu ambiente de trabalho. Portanto, reduza tudo o que for possível antes que vire uma bagunça de uma hora para outra e sem você perceber.

4. Ser totalmente desorganizada

Tudo bem, nem todos somos um padrão de excelência no quesito organização, mas devemos ter consciência de que precisamos ter o mínimo de controle sobre aquilo que está a nossa volta. Uma mesa bagunçada com papéis jogados ou tudo amontoado podem transformar tudo num verdadeira caos. E isso não apenas na hora de localizar uma informação importante, mas também no momento em que as pessoas percebem isto como uma característica negativa a nosso respeito. Por mais desorganizada que uma pessoa seja é preciso que, no ambiente de trabalho, procure não deixar que este fator atrapalhe. Uma dica é: se você é desorganizada, procure deixar somente o necessário em seu ambiente de trabalho. Portanto, reduza tudo o que for possível antes que vire uma bagunça de uma hora para outra e sem você perceber.

5. Ser indecisa

Indecisão é diferente de compartilhamento de ações. Reunir o grupo de trabalho para a tomada de decisão é importante? Sim! No entanto, viver pedindo opinião acerca de tudo, e jamais decidir sozinha, mesmo que seja sobre aspectos pessoais, podem abalar a confiança profissional. Saiba que uma pessoa indecisa compromete não só a sua imagem, mas pode também instabilizar todos no seu entorno. Com isso, poderá causar desconforto e mal-estar a todos que trabalham com ela.

6. Mudar de humor constantemente

Cuidado com a oscilação de humor. É obvio que nem todos os dias levantamos dispostos e animados, mas viver uma montanha russa de emoções na frente dos colegas de trabalho não é uma boa maneira de vivenciar isso. Lógico que não somos de ferro, mas explodir de raiva com um colega, viver emburrada ou chorar desesperadamente na frente do chefe podem ser extremamente prejudiciais para a sua carreira. Cuidado, reserve-se e pense no amanhã. Uma emoção mal gerenciada pode se tornar em um arrependimento no futuro próximo.

Gisele Meter é psicóloga, diretora executiva de Recursos Humanos e palestrante. Atua com gestão estratégica de pessoas, adora escrever sobre o universo feminino nas organizações e acredita que uma mulher pode ser tudo o que quiser desde que acredite em sua força interior. www.giselemeter.com.br

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