5 Dicas de como desenvolver carreira em uma empresa familiar

“Aqui não tem jeito de crescer, é uma empresa familiar”. Essa é principal justificativa dada por grande parte das pessoas quando não conseguem colocar em prática, suas ideias ou um plano de trabalho.

A má notícia para quem pensa assim é que, segundo John Davis, o mais respeitado conhecedor do tema, mais de 80% das empresas no mundo todo são familiares. Portanto, a chance de conseguir trabalho em uma empresa sem este perfil fica bastante restrita.

Mas afinal, o que é verdadeiro e o que é mito nessa afirmação?

Para o especialista em consultoria a empresas familiares, palestrante, escritor, coach, gestor e consultor empresarial, Maurício Seriacopi, o problema se origina na formação da empresa, quando raríssimas vezes, os fundadores seguem as recomendações de um bom planejamento equilibrando-o com o entusiasmo e a euforia da realização do sonho de ter seu próprio negócio.

“Para muitos, quanto mais os problemas surgem, maiores as chances de outras pessoas serem responsabilizadas, principalmente por não seguirem as orientações do dono”, explica o consultor.

É neste momento que um profissional preparado – técnica e psicologicamente – aproveita as oportunidades para fazer a diferença e transforma em vantagens sua presença em uma empresa familiar.

O caminho para quem deseja desenvolver carreira em uma empresa familiar, de acordo com Seriacopi, está na mudança de um comportamento menos passivo para um que exija mais exposição e até mesmo certos confrontos de ideias. Alia-se a isso, a chance de colocar em prática o perfil empreendedor preparando-se para sua formação como empresário, se assim desejar.

Confira, a seguir, algumas dicas do consultor, sobre como não apenas sobreviver a este cenário, mas tirar proveito e ainda crescer na carreira!

1. Assuma uma postura ativa – Mantendo o respeito à hierarquia, coloque suas ideias de maneira clara promovendo debates saudáveis.

2. Faça o feedback reverso – Não espere ser chamado para saber como está seu desempenho, crie oportunidades, pergunte sobre sua atuação e como pode contribuir mais.

3. Aumente o nível de engajamento – Ofereça participar de atividades e decisões que possam transmitir inovação e confiança.

4. Implante uma metodologia – Apresente ideias, organização, planejamento, sugestões criativas e funcionais, sempre que possível para que sua participação seja respeitada e torne-se referência.

5. Seja otimista – Mesmo nos momentos mais difíceis em que até os proprietários se mostrarem pessimistas, procure apresentar dados e informações que estimulem a reversão do quadro de desânimo.

Maurício Seriacopi é especialista em consultoria a empresas familiares, palestrante, escritor, coach, gestor e consultor empresarial com formação em marketing e gestão empresarial. Fundador Presidente do ITE – Instituto Transformar de Empreendedorismo. ​Sócio-diretor da M2R2 Consultoria Empresarial. Autor do livro “Pensamentos. Criando novas ideias, inovando e aplicando à vida” e diversos artigos sobre empreendedorismo, carreira, gestão de pessoas, motivação, entre outros. Acesse o site e conheça o trabalho do especialista: www.mauricioseriacopi.com

mais artigos sobre Carreira

 

Cursos Online | [+]


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais