Você conhece seu parceiro de trabalho?

Se nas ultimas décadas as empresas passaram atribuir ao Capital Humano bem de valor imensurável, reconhecendo-os como diferencial competitivo, também é chegado o momento da discussão sobre o impacto do comportamento humano nos ambientes de trabalho.

Muito se tem falado do elenco de habilidades e competências profissionais exigidas destacando talentos e aptidões voltados à criatividade, visão empreendedora, poder de comunicação entre tantos outros.

Entretanto nem sempre esses atributos são sinais de excelência profissional. Por trás de máscaras comportamentais, tiranos se escondem e nem sempre a empresa está atenta ao perigo que a ronda.

Denominados “psicopatas de gravata”, esses indivíduos não se encontram apenas nos seriados de TV, ao contrário, podem estar bem ao nosso lado camuflado pela boa formação escolar, charme e muita habilidade na arte da conquista e manipulação. Somente após alguns estragos é que colaboradores e empresas identificam esse vilão que sorrateiramente vai corroendo as bases das boas relações interpessoais e impetra o medo e a insegurança por onde passa.

Geralmente de fala mansa, não aceita ser contrariado, é egocêntrico e procura convencer que o outro é sempre o errado, o fraco, o ineficiente. Ao sentir-se ameaçado, não poupa ética ou escrúpulos para agir. Humilhar, tratar as pessoas de forma desigual, espalhar mentiras e tortura psicológica compõem o elenco de suas artimanhas.

Para o psicólogo australiano John Clarke, autor do livro “Trabalhando com monstros – como identificar psicopatas no seu trabalho e como se proteger deles” esses indivíduos vão desde roubar as ideias do colega de trabalho, assediá-los e demiti-los pelo prazer de vê-los sofrerem.

O importante é que o tema ao adentrar os ambientes corporativos vem provocar o rompimento do silêncio e pudores de muitas empresas que têm receio em reconhecer esse tipo de profissional ainda mais quando o mesmo ocupa cargos diretivos e estratégicos.

Fica então o alerta: você sabe quem está ao seu lado?

Elizabeth H. de Oliveira Historiadora e Pedagoga. Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial e Gestão de Pessoal. MBA em Gestão Administrativa. Consultoria e Palestrante.

mais artigos sobre Comportamento

 

Cursos Online | [+]


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais