Dez Questões Provocativas

De uma nota, de 0 a 5, para as 10 afirmativas abaixo. Quanto mais próxima a nota de 5 mais a afirmativa é verdade para você. Quando você der nota 5 há concordância irrestrita , quando 0 discordância total, próximo do zero não é tão verdadeira.

Some as notas e verifique qual é o seu escore de motivação para com o trabalho e vida pessoal.

Veja abaixo em que grupo você se encontra.

AFIRMAÇÃO

1 – Eu não gosto das segundas-feiras – nota:____
2 – Acho que poderia ser mais querido (a) pelos outros – nota:____
3 – Ao final do dia sinto-me exausto (a) – nota:____
4 – As vidas das pessoas à minha volta parecem ser mais interessantes do que a minha – nota:____
5 – É muito tarde para fazer mudanças significativas na minha vida – nota:____
6 – Ser bem sucedido é uma questão de sorte    – nota:____
7 – Gostaria de estar vivendo em outro lugar – nota:____
8 – Não faço a menor idéia do que será meu futuro – nota:____
9 – Se pudesse, eu não faria a maioria das coisas que estou fazendo – nota:____
10 – Sinto que minha vida não está equilibrada – nota:____

SOMA: _____

QUADRO DE RESULTADOS

NOTA 0 – Se você tirou zero, parabéns!!!. Você é quase perfeito (a). Tem consciência do seu trabalho, confia no seu taco, tem certeza do que vai acontecer porque é dono (a) do seu destino. Trabalhar para você é um prazer. Os dias transcorrem normalmente, e a cada vitória, mesmo que pequena, você vibra com intensidade. Você é admirado pelos outros e provavelmente bem sucedido em tudo que faz. Seu grande desafio é estar sempre do lado da felicidade.

NOTAS de 1 a 10 – Você tem bons motivos para se sentir feliz. Ainda não é o que você realmente almeja, entretanto, vai melhorar se continuar lutando. Procure aprimorar seus relacionamentos interpessoais e elevar sua auto-estima. Verifique sempre se você realmente faz o que gosta. Continue buscando ser dono (a) do seu futuro.

NOTAS de 11 a 20 – Alerta!!! Algumas das suas idéias não estão dando certo. Tem alguns momentos que você quer jogar tudo para o alto, mas conta até dez e continua. Parece que tem sempre uma tempestade lá no fundo, nem sempre ela vem, mas você sofre só de pensar que ela poderá vir. Alguns dias, principalmente nos de reunião com seu chefe, você nem quer levantar da cama. Preste atenção!!!! ‘Você precisa saber como mudar esses seus comportamentos depressivos e pessimistas. Pense no que lhe deu e dá prazer. Sem exageros, corte o que não está agradando, principalmente as suas atitudes pessimistas. Afaste-se das pessoas negativas. Não de ouvidos a fofocas, nem a previsões catastróficas. Não sofra por antecipação. Passeie, relaxe, vá ao cinema ou teatro, acompanhado por pessoas que sorriam e sejam bem-humoradas. Cuidado baixo astral pega que nem bicho geográfico, se não tratado a logo no início é difícil de saber onde encontrá-lo. Exercite o seu lado direito do cérebro. (Caso você seja canhoto o seu lado esquerdo).

NOTAS de 21 a 30 – Perigo. Você está desmotivado (a) e pode ser que não chegue ao final do ano sem uma gastrite ou úlcera. Você está começando a perceber que aquilo que faz não tem muito a ver com o que sempre sonhou. Seus dias, segundas e terças, são arrastados e horríveis, às sextas você é um poço de alegria, transborda de felicidade, mas deixa de curtir os domingos por que lembra que no dia seguinte é segunda. Você ainda pode mudar porque tem pelo menos a consciência do que o está prejudicando: você mesmo.

NOTAS de 31 a 49 – Mude de emprego urgente. Mude tudo na sua vida. As coisas para você nunca dão certo. Os outros estão sempre perseguindo você. Nunca dão uma chance. Seja qualquer coisa menos o que você é agora. Seu futuro é uma verdadeira caixinha de surpresas e, provavelmente, desagradáveis. Mudar para você é uma questão de prioridade. Todos os dias da semana são ruins para você. Quanto mais tempo você ficar nessa, mais vai sofrer. Mas ainda existe uma luz no fim do túnel: perceber que as questões ruins estão dentro de você. Acorda, existe vida inteligente no universo.

NOTA 50 – Parabéns você conseguiu unir o inútil ao desagradável. Você é um verdadeiro zumbi. Realmente para você é tarde demais para mudar. Se você ainda não é o maior chato do pedaço, está muito próximo de chegar lá. Sua música preferida deve ser “NINGUÉM ME AMA, NINGUÉM ME QUER”. Renascer é a sua palavra chave. Procure um bom psicólogo, psicanalista, pai de santo, só assim você se salva.

ESTE TESTE É UMA ADAPTAÇÃO DO TEXTO DO CONSULTOR MÁRIO MARQUES, PUBLICADO NA REVISTA T&D DE MARÇO/98. As afirmações são da responsabilidade do consultor o escore e a pontuação um exercício imperfeito do signatário.

A ideia central que pode e deve ser discutida é a do profissional, das empresas públicas ou privadas, tenha consciência da sua capacidade de gerar felicidade para si e para os que os cercam.

Esse profissional confia nas suas habilidades de analisar as situações e de tomar decisões adequadas; depende exclusivamente de sua persistência e determinação no atingimento dos objetivos pessoais e profissionais; está sempre muito bem informado sobre os programas, prioridades, problemas e imagem externa da organização; tem por finalidade única no seu trabalho fazer coisas e prestar serviços de valor; tem sempre um trabalho interessante; recusa o novo simplesmente por ser novo, ou o velho por ser velho, mas aceita-os na medida da sua validade e adequação (Paulo Freire); e finalmente aceita-se como ser humano em perfeito desequilíbrio pronto a estar sempre buscando o auto-desenvolvimento. É feliz.

Armando Ribeiro

mais testes sobre Desenvolvimento Pessoal

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais