Tenha 5 minutos por dia para a prática da PNL e você verá resultados fantásticos

0
Cláudio Lara

“Ah, eu não tenho tempo para praticar!“ Essa é uma das mais comuns reclamações que eu escuto de meus alunos quando falam de PNL. Até você talvez já tenha dito a si mesmo esse frase algumas vezes.

Mas essa afirmação é verdadeira?

Tente isso: se você quer ficar melhor em PNL e utiliza aquela afirmação com frequência, pare, e pense novamente.

As oportunidades de praticar e desenvolver sua habilidades de PNL podem acontecer em qualquer lugar. Talvez seu erro esteja ao pensar que PNL é uma série de técnicas, algo que você faz com outra pessoa, ao invés de pressupor que é parecido como um sistema operacional, que está sempre rodando e operando, para ajudar você a experienciar e sentir mais daquilo que você quer com mais frequência e ajudar os outros onde você puder.

É claro, se você vive no topo de uma montanha, isolado sem nenhum outro ser humano, existirão alguns aspectos da PNL que serão mais difíceis de serem utilizados, como ter feedback, mas para todos os outros exemplos, você tem momentos para praticá-la.

Aqui está o porque.

Da manhã até a noite, existe uma pessoa sempre com você, você mesmo! Então você possui uma oportunidade de 24×7 para utilizar a tecnologia do processo da PNL para incrementar sua vida.

Do gerenciamento e controle de seu próprio estado emocional, utilizando o meta modelo para melhorar seu processo interno de pensar e desafiar diálogos internos que só atrapalham, reviver memórias preciosas, estar totalmente presente em diversos momentos. A oportunidade para usar a PNL para ajudar a si mesmo são ilimitadas.

As chances são que sua vida está lhe dando muitas oportunidades dia a dia para usar a PNL, para melhorar a si mesmo, estando em casa com seus pais ou sendo ceo de sua própria companhia.

Se você está o tempo todo com um livro de PNL para saber o que fazer, jogue fora. Em algum momento você deve sair do estado de aprendizado para o estado de ação. Como a frase indica, aprender é fazer.

Se você quer incrementar significativamente suas habilidades de PNL, e de graça, arrume 5 minutos hoje e todos os outros dias para praticar a PNL com intenção de praticá-la.

Comece confiando em seus próprios instintos de que você pode ter boas decisões. A PNL ou qualquer outra tecnologia de desenvolvimento pessoal não deve ser uma muleta. A PNL é uma forma de criar mais liberdade e escolhas sobre como você gostaria de reagir a determinadas situações. Se você precisa treinamento para ter as habilidades fundamentais da PNL, faça. E se dinheiro é um problema, trate isso como se fosse um problema de recursos e seja criativo, faça que isso seja apenas um problema temporário. Foque sua atenção em conquistar seu objetivo e você certamente terá sucesso.

E é claro, existem amplas oportunidades para utilizar o que você sabe sobre PNL, quando você vê tv, ouve radio, internet ou tem contato com outros seres humanos. As oportunidades realmente são ilimitadas.

Investir seu tempo para ficar muito bom com a PNL é uma experiência com excelentes retornos.

” Sim, mas eu quero técnicas fáceis, as instalações inconscientes da PNL”

Claro, eu adoraria a instalação do “matrix” para muitas coisas, mas algo assim não existe. Existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a acelerar seu processo, mas se você aprendeu com um master trainer ou de alguém que possuía habilidades excepcionais, essas coisas apenas encurtam a curva de aprendizado, elas não as elimina. No final, habilidades verdadeiras apenas chegam através da prática, muita prática. Dançarinos, atletas e pessoas de grande desempenho sabem disso e investem na prática.

Então, se você quer incrementar significativamente suas habilidades de PNL, e de graça, arrume 5 minutos hoje e todos os outros dias para praticar a PNL com intenção de praticá-la.

Talvez você possa criar um gatilho de memória, toda vez que você estiver jantando, ou almoçando ou se encontrando com alguém,. E comece a praticar as habilidades fundamentais, trabalhe com tots, elicitação de estados, gerenciamento de estados, ancoras, elicitação de estado presente, estado desejado, criação de recursos, etc. Faça uma imersão da tecnologia fundamental. Pratique elas diariamente, e você terá uma excepcional melhora em sua performance com o tempo.

Reveja sua performance, identifique o que funcionou, o que não funcionou, e o que você vai fazer de diferente na próxima vez.

Esse simples processo de ação, reflexão, melhoria e nova atitude farão você muito melhor com a PNL.

“Gostou? Então acesse www.sociedadeinternacionalpnl.org e leia mais artigos direcionados ao aprimoramento do estudante de PNL”Claudio Lara é Master Trainer Brasileiro da The Society of NLP (TM) – Assistente direto do criador da PNL, Dr. Richard Bandler.

mais artigos sobre PNL

 


Comments are closed.