O que é Coaching em Grupo e Quais Suas Vantagens

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Por Wilton Neto

O Coaching em Grupo tem crescido muito nos últimos tempos. As pessoas estão descobrindo esses espaços que focam na definição de objetivo, aprofundamento da sua consciência pessoal e profissional e buscam incentivar suas ações positivas. Além de “cobrar” prestação de contas das suas atitudes para analisar os impactos que elas estão causando nos seus objetivos.

O Coaching em Grupo, atualmente, contam com muitas pessoas participando e trocando ideias. Alguns deles passam de 15 membros, mas, na realidade, a maior parte dos grupos é bem menor, principalmente os que são formados por Coaches em início de carreira.

Os Coaches têm apostado cada vez mais nesta forma de serviço nos últimos anos porque trabalhar com  Coaching em Grupo é uma forma de expandir fronteiras e chegar ao público que não poderia pagar pelos seus serviços individuais. O foco desse trabalho pode ser direcionado às diferentes pessoas e grupos sociais. Pais de alunos, donos de pequenas empresas, serviços destinados aos setores de grandes empresas. São muitas as oportunidades para se explorar ao aplicar Coaching em Grupo. E você pode fazer isso tanto de forma presencial, como virtual. As reuniões virtuais, por exemplo, podem ser ótima para o Coach e seus clientes, já que você pode aproveitar as oportunidades e lições de pessoas de diferentes cantos do mundo, que podem trazer experiências diferentes ao grupo em questões trazidas pelo Coach.

As vantagens do Coaching em Grupo

Aplicar Coaching em Grupo pode trazer muitas vantagens para o Coach e seus clientes. Uma das primeiras é o potencial de aprender com as experiências dos outros coachees. A sabedoria coletiva pode ter um impacto muito maior nos resultados. Essa troca de experiências pode ser mais importante, em alguns casos, que a interação apenas com o Coach.

Para os Coaches, esses grupos podem ser uma excelente ferramenta para otimizar e alavancar seu tempo e recurso. Você pode atender muito mais clientes em bem menos tempo. Um preço mais baixo por cliente, mas muito mais resultados pela hora de trabalho.

As empresas também encontram muitas vantagens pelo poder de evolução do Coaching em Grupo. Ele abre a comunicação entre diferentes setores e membros de equipe das organizações. Essa relação cria uma rede estruturada e valiosa com o decorrer do tempo. O que deixa as empresas mais produtivas, fortes e preparadas para o mercado. Esse tipo de Coaching também pode ser excelente para o apoio entre equipes. A troca de experiências entre os membros da equipe para que os outros apliquem em seus processos de aprendizagem é um exemplo. Além da criação de uma estrutura de prestação de contas das atividades efetuadas. O Coaching em Grupo é um processo crescente que apoia as mudanças com o passar do tempo.

Oportunidades do Coaching em Grupo

O Coaching em Grupo está crescendo e tomando diferentes rumos no mundo todo. Ele é criado e moldado de acordo com as necessidades dos grupos de clientes. Isso faz com que as oportunidades sejam infinitas. Ele pode ser mais vasto e amplo do que o Coaching individual, que é muito mais profundo em determinados casos.

Alguns exemplos de como isso pode funcionar:

  • Um programa de Life Coach. A ideia é explorar a vida como um todo e elaborar um planejamento de metas e objetivos para tratar as questões da vida.
  • Um programa para novos gestores que serve para explorar novas competências e desenvolver novas habilidades. Programa para durar mais de um ano.
  • Um programa virtual a cada duas semanas que dure três meses para pessoas que precisam emagrecer. Um mistura de pequeno grupo com chamadas de Coaching individual.

Principais considerações:

Como criar excelentes programas de Coaching em Grupo

Criar a partir de seus conhecimentos e suas habilidades como Coach. Sessões de coaching em grupo não foge dos seus conhecimentos de Coach. Pelo contrário! Ele é uma extensão de suas habilidades. Você deve levar os seus conhecimentos para o programa para servir de base. Lembrando sempre de despertar, gerar insights, provocar pensamentos, gerar curiosidade, promover confiança e segurança para os clientes. Sem esquecer do foco na ação e conscientização junto aos desafios propostos e “cobrança” das ações realizadas.

Conhecer os membros do Coaching em Grupo. No processo de Coaching individual, você deve conhecer muito bem o seu cliente. Isso não é diferente do processo em grupo. Ele se torna ainda mais essencial, já que há vários Coachees diferentes.

Uma dica importante para manter esta liderança e conhecimento dos seus clientes é fazer uma “entrevista” por Skype ou presencial antes do Coaching em grupo. Essa breve chamada individual te ajuda a compreender melhor e para que você possa resolver qualquer dúvida. Isso te ajuda a conhecer mais sobre o seu cliente.

Se você não pode fazer essa “entrevista” antes do começo do Coaching em grupo, você precisa permitir que isso aconteça logo na primeira conversa. A primeira sessão deve servir pra identificar as áreas que você precisa dar mais enfoque ou usar de âncora para o debate. Diferente do Coaching individual, onde o seu cliente que define o que será útil, no Coaching em grupo é o Coach que deve conduzir as sessões.

Cada membro tem um estilo diferente. Apesar do Coaching ser em grupo, online ou presencial, é preciso reconhecer a individualidade de cada um de seus membros. Eles têm personalidades diferentes e preferências distantes. Os estímulos devem seguir cada um deles. Seja visual, auditivo ou cinestésico. Além disso, alguns preferem processar as ideias compartilhando, outros em reflexão. Alguns rápido, outros devagar. Tenha abordagens diferentes para atingir todos.

Wilton Neto é criador do curso O Poder do Coaching em Grupo

 

Wilton NetoWilton Neto – Após 21 anos no mundo corporativo, decidiu trocar uma carreira estável para buscar o reconhecimento profissional em outra praia, o coaching. Para alcançar o sucesso no coaching, Wilton entendeu que não bastava ter como missão a transformação das pessoas, ele precisava ter isso como um objetivo, a quantidade de pessoas que ele iria transformar e foi assim que ele alcançou sucesso em todos os nichos que atuou, acumulando a marca muito expressiva de mais de 5 mil horas de atendimento transformando diretamente a vida de centenas de pessoas. Para sair da casa de centenas para a casa de milhões de pessoas transformadas, Wilton decidiu ajudar os coaches e montar uma legião de Agentes Humanos que ele preparará para impactar 3 milhões de pessoas até 2020.

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