Mudanças Terapêuticas Rápidas – Magia ou novos paradigmas?

Há algum tempo estudado, discutido e ensinado os novos paradigmas em Psicoterapia, técnicas como: PRI Processamento Rápido de Informações, V/KDT Dessensibilização Visual cinestesica Estimulada, Terapias Energéticas (TFT, EFT e TAT). Apesar da seriedade dos procedimentos e da rapidez com que trata algumas patologias, fica sempre a questão: Magia? Placebo? Sugestão? Ou Terapia?

A incapacidade das pessoas apreenderem um novo paradigma, mesmo aquele que este explique fenômenos até então misteriosos, as tem impedido de entender alguns achados irrefutáveis. Pontos de vista prevalentes cegam muitos de nós terapeutas para as verdades que estão fora dos seus modelos, ainda que sejam evidentes.

Mas eu gostaria de expor dez fatos surpreendentes sobre a as novas terapias que unem e integram corpo e mente, que usam no novo paradigma, isto é, estimulação neurofuncional e informações cognitivas:

1. Elas funcionam praticamente com todas as questões emocionais.

2. Elas aumentam produtividade e desempenho esportivo, concursos, falar em público.

3. Muitas delas são ferramentas terapêuticas do tipo “faça você mesmo”. Não exige um terapeuta.

4. O processo pode ser feito em qualquer lugar e leva de 15 segundos a 15 minutos para administrar.

5. Nem sempre você tem que falar sobre o que o está incomodando. A privacidade é garantida.

6. Você não tem que entender a causa ou a fonte do problema. Funciona mesmo que você não saiba por que sente tais sintomas.

7. É um processo eficaz com crianças, mesmo bebê e você pode ensinar a amigos e colegas.

8. É um processo confiável e previsível. Se você aprender as técnicas e praticá-las corretamente, verá os resultados.

9. Não tem efeitos negativos e colaterais. Não há casos de danos com essas práticas.

Técnicas como PRI Processamento Rápido de Informação, TFT, TAT, entre outras, tem mudado radicalmente nossas práticas. São perfeitamente conciliáveis com terapia cognitiva, hipnose, outras técnicas tradicionais, o EMDR, entre outras.

Alguns clientes vêm relutantemente com pouca esperança de solucionar seus problemas de muito tempo. Quando conseguem solucionar, querem solucionar outros e ainda trazem outras pessoas, familiares e amigos.

A felicidade é considerada um direito inalienável do ser humano, mas muitos passam à vida tentando consegui-la e se sentem frustrados nessa busca. Estas novas técnicas tratam de forma rápida e profunda, antigos padrões, velhas crenças, formas antigas de pensar e fazer as coisas, feridas e memórias que inconscientemente minam o desejo de ser feliz e livre de sofrimento.

O Paradigma da Auto Cura Emocional

Quando o corpo sofre um corte no dedo, isto provoca uma ferida, em alguns dias ela estará cicatrizada, e logo nunca saberemos mais onde foi o corte. No cérebro emocional, temos os mesmos tipos de mecanismos de adaptação, uma espécie de auto cura emocional, que podem ser aprendidos por métodos naturais. Os métodos naturais de tratamento utilizam estes processos naturais de cura.

Todos os organismos procuram manter saúde e equilíbrio. Quando o sistema está funcionando de forma eficaz, a tendência natural do organismo é que as emoções intensas cresçam e então se dissolvam, restabelecendo a calma e o equilíbrio.

Porém, às vezes, a emoção estressante, especialmente a traumática, persiste. Emoções persistentes consomem a energia que poderíamos usar para ficar bem e desfrutar a vida. Padrões de resposta automática tornam-se fechados dentro da mente e do corpo. Eles se mantêm andando em círculos incessantes, aparentemente sem escapatória. Sempre com a mesma mensagem, sempre eliciando a mesma reação.

A premissa destas novas terapias é que estas cadeias emocionais ficam encravadas no sistema de energia mente-corpo e neurofisiologicamente amarradas em memórias subcorticais. Quando a experiência é ativada através de um gatilho, um sinal ou um som de alguma coisa remanescente destas memórias subcorticais acionam o retorno da experiência, com todas as emoções desagradáveis e perturbadoras e com as sensações fisiológicas associadas a ela.

Esta energia desequilibrada é fonte de estresse e as novas terapias funcionam desbloqueando as reações emocionais travadas promovendo que a fluxo de energia seja restaurado e o corpo retorne ao seu estado natural de equilíbrio físico e emocional. Isto é aciona os poderes de auto cura do corpo.

A Reversão Psicológica

Outro princípio central destas novas terapias é que o corpo tem uma polaridade, um pólo norte e um sul (positivo e negativo) como uma bateria ou um imã. O estresse e muitas outras circunstâncias invertem nossas polaridades e impedem a cura mesmo quando tentamos insistentemente operar mudanças. Inversões de polaridade podem interferir no pensamento, na emoção e no comportamento.

A Cinesiologia Aplicada pressupõe que rupturas de fluxo energético acarretem inversões de polaridade, que desencadeiam desorganização entre os hemisférios cerebrais, esquerdo e direito. Pense nas polaridades corporais como uma corrente que corra do pólo positivo para o negativo. Os sinais de desorganização neurológica, ou de Reversão Psicológica, são: troca de letras e números; confundir direita e esquerda; falar o oposto do que se deseja falar; ser desastrado ou desajeitado.

Mágica ou Mudança?

Há cem anos, correr no mesmo lugar era uma escolha viável. A vida se movia mais lentamente e havia pouca probabilidade de que algo extraordinário acontece-se. Mas, hoje em dia, acreditar que o mundo em mudanças pelo sofrimento não é mais uma opção. O mundo inteiro está exposto diante de nós. De um jeito ou de outro, temos que acompanhá-lo. O macete é descobrir o que vale a pena acompanhar. Se você quer atingir seu potencial pessoal mais elevado, tem que manter os olhos abertos e ver tudo o que há para ver, para que possa fazer boas escolhas.

A rapidez e a eficácia com que esses novos procedimentos solucionam problemas criam certo misticismo. Mas o que acontece é que o alívio é instantâneo porque, ao remover o incômodo de muito tempo, põe-se fim ao círculo vicioso da reação emocional conectada ao pensamento.

Não é necessário entender de ondas de rádio para ouvir uma estação de FM. Mas há fortes razões para você aprender mais sobre como e porque estas técnicas funcionam: primeiro, é uma forma de adaptar-se aos novos paradigmas em psicoterapia. Segundo, cada dia mais é necessário que as pessoas promovam mudanças mais rápidas, sem sofrimento e a usar mais os métodos que cabem ampliem nossa visão do mundo. Portanto, abra a sua visão de mundo, não permita que suas crenças lhe impeçam de enxergar o novo, e cuidado, muito cuidado, pois os seus pré-conceitos podem te lesar.

Fonte –
Apostila de Psicoterapia do Trauma – Módulo 1 – PRI – Processamento Rápido de Informação – 2007 – Gastão Ribeiro.
Apostila de Psicoterapia do Trauma – Módulo 2 – TFT e EFT – Gastão Ribeiro 2006.
Uri Bergmann, L.C.S.W., B.C.D. – ESPECULAÇÕES SOBRE A NEUROBIOLOGIA DO EMDR – 2001.
Servan- Schreiber – Curar – Editora Sá – 2004.
Scaer, R. (2001). The Body Bears the Burden: Trauma, Dissociation and Disease, Binghampton: – The Haworth Press, 2001.
Acupressure for the emotions: instant emotional healing. Autores: Peter Lambrou e George Pratt

mais artigos de Gastão Ribeiro

 

Cursos Online | [+]


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais