Maneiras de relaxar instantaneamente em qualquer lugar

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Antonio Azevedo

Algumas vezes você precisa relaxar quando está cansado e não é conveniente tirar vinte minutos para deitar.

Visão Periférica…
Olhe para a parede oposta à você e encontre um ponto que esteja exatamente à sua frente e um pouco acima do nível dos olhos. Continue olhando esse ponto em um foco suave durante todo o exercício. Depois de um tempo você pode achar que como você se concentra nesse ponto, o resto do cômodo fica um pouco escuro, ou vago, e você desenvolve um tipo de visão túnel.

Nós usamos essa visão túnel bastante na sociedade moderna – assistindo tv ou usando um computador, vemos apenas a tela; quando lemos ou escrevemos, focalizamos apenas nas palavras; mesmo quando falamos com alguém, geralmente olhamos para os seus olhos ou face e ignoramos o resto. Essa visão de túnel se torna um tipo de visão de túnel “interior”, onde nos tornamos obcecados ou fixados em coisas, e junto vem preocupação, adrenalina, correria, stress…

Mas há outra maneira de olhar as coisas, e eu gostaria que você experimentasse agora. Mantendo seus olhos naquele ponto, comece a alargar seu campo de visão e notar mais e mais o que está ao redor daquele ponto, e logo você estará prestando atenção no que você pode ver além dos cantos dos seus olhos. E você pode ter essa percepção mesmo atrás; ao seu redor, em 360 graus; certamente não estou sugerindo que você veja atrás de você, mas que use seu senso de audição ou noção de espaço para se tornar consciente do que está atrás de você também.

Conforme você fica na visão periférica, você pode notar que sua respiração moveu-se mais para baixo no seu peito ou se tornou mais profunda: que os músculos da sua face relaxaram, talvez especialmente os músculos da mandíbula, e você pode ajudá-los a relaxar mais ainda; e provavelmente logo isso irá acontecer, mas se você ficar em visão periférica, você pode achar que suas mãos começam a se aquecer, ou mesmo seus pés. Mas é provavelmente um pouco cedo para isso acontecer ainda.

O interessante é que quando você vai para a visão periférica, você parece ativar o sistema nervoso parassimpático; a parte do seu sistema nervoso que pode acalmar você, diminuir seu ritmo, e deixar sua mente, corpo e emoções voltarem ao equilíbrio.

Então comece a voltar deixando seu campo de visão voltar ao normal. A visão periférica é particularmente útil quando falamos em público; não apenas acalma seus nervos, mas você pode ver toda a audiência, e você está muito mais consciente de qualquer mínimo movimento que eles fizerem, e assim pode perceber como estão reagindo. Você somente precisa ir para a visão periférica um pouco, para contatar aquela profunda reserva de paz e tranquilidade que existe em cada um de nós.

Se você é o tipo de pessoa que normalmente tem um monte de diálogos internos ou comentários, o que acontece com eles enquanto você está na visão periférica? Muitas pessoas acham que diminui ou para completamente.

Focalize na sua respiração…
Apenas feche os olhos e focalize na sua respiração. E você não tem que mudar sua respiração de maneira alguma embora ache que depois de um tempo sua respiração mudou sózinha. E sempre que perceber que sua atençào está divagando, simplesmente faça-a voltar focalizando na sua respiração. Se sentir tensão em qualquer parte do seu corpo, simplesmente se livre dela imaginando que está respirando naquela parte, porque respirar é geralmente inconsciente, mas você pode controlar conscientemente, mudando sua respiração, ou simplesmente se tornando consciente dela, é uma maneira fácil de mudar seu estado fisiológico.

Centrando…
Onde você põe sua atenção no seu corpo tem um grande efeito em como você
se sente, e mesmo em o quão forte você é. isso é reconhecido nas tradições antigas da yoga, e nas artes marciais.

Apenas preste atenção em um ponto que está alguns centímetros abaixo do seu umbigo, e no meio do caminho entre sua parte da frente e suas costas – no centro do seu corpo. Ao mesmo tempo olhe direto para frente e use a visão periférica. Deixe seu corpo relaxar, e assegure-se de que seus joelhos não estão travados. Você pode manter esse foco no seu ponto central todo o tempo, o que quer que esteja fazendo, Se você realmente focalizar esse ponto, seu corpo não pode sentir ansiedade, portanto é útil para situações de confronto e de pressão.

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