Qual é o perfil para sua equipe?

Nós vivemos em uma era em que uma grande constante que encontramos é a mudança. A mudança chega até na forma como trabalhamos, e também chega na mudança na forma com que mudamos, hoje, a mudança é rápida.

Para que se acompanhe as mudanças é necessário que cada um de nós fiquemos antenados, logados, plugados, conectados a uma variedade infinita de informações que disputam nossa atenção, lendo uma revista, escutando um rádio, andando de carro, pesquisando um assunto na Internet.

Toda essa caótica onda de informações reflete-se na forma com que trabalhamos. Hoje se busca trabalhar por equipes, trabalhar em processos definidos e focados. Busca-se o autogerenciamento, a realização plena do potencial de cada um em prol de uma atividade de equipe que agregue valor ao cliente.

Houve-se o canto da sereia, mas não se sabe de onde vem, nem tampouco para onde leva.

A grande dúvida, freqüentemente trazida até mim, é: – “Como montar uma equipe que funcione?”

A pergunta adicional, que vem em seguida, é: – “É, mas qual o perfil ideal para um membro de equipe?”

A minha resposta é que o perfil ideal é aquele que garante seja executado o que for necessário e suficiente para satisfazer e encantar o cliente. Mas isso ainda não ajuda a você, você quer algo mais prático, não é? Então vamos apresentar dois perfis que ajudarão a você a definir o perfil da equipe que você quer montar.

Primeiramente vamos a um perfil genérico de membros de equipes, obtido da AT&T, que separou o perfil em características e responsabilidades:

1. Características do Membro Eficaz de Equipe.
– Trabalha bem com equipes:
ouve,
motiva,
comunica-se efetivamente,
participa,
é interessado,
é cooperativo,
percebe o interesse de outros,
trabalha bastante,
orientado pelo mercado,
tem senso de humor,
tem disponibilidade de tempo,
é pontual,
resolve conflitos.

– Muda o “status quo”.
– Entende as mudanças e é receptivo a elas.
– Suportado e capacitado pela equipe de gerenciamento.
– Comprometido com a melhoria da qualidade.
– Tem instrução e experiência em áreas relevantes do trabalho.

2. Responsabilidade do Membro Eficaz de Equipe:

Compartilha conhecimento e experiência com a equipe.
Não tem medo de fazer perguntas e investigar respostas.
Representa sua organização.
Entende de dinâmica de grupo.
Dá suporte ao líder da equipe e fornece liderança quando apropriado.
Troca idéias e encoraja outros a fazê-lo.
Negocia o investimento de tempo na melhoria do projeto com seu gerente e o proprietário do processo.
Entende o assunto em pauta e os conceitos de qualidade.
Aprende e aplica as ferramentas da qualidade apropriadamente.
É voluntário para tarefas e completa seu tempo com: obtenção e análise de dados, identifica e implementa soluções, escreve o resumo de reunião na sua vez, faz apresentações.

Já a Santech Industries, Inc (lá só se trabalha por equipes!), que tem em seu “site” na Internet material de excelente qualidade sobre equipes (em inglês), tem um perfil diferente. A Santech utiliza-se de avaliação de desempenho cujas informações e notas obtidas servem para medir as qualidades que fazem os empregados serem valorizados e ajudam a determinar uma adequada escala de pagamentos. Estas áreas de avaliação são importantes para a Santech:

Paixão: é importante que você esteja comprometido com a Santech e tenha um desejo sincero pelo sucesso da empresa.
Iniciativa: você tem determinação para tocar projetos e o seu trabalho. Você participa com igual determinação na tomada de decisões e dá suas opiniões mesmo você tendo chance de estar errado.
Imagem: a) Pessoal: a maneira como você se apresenta, como você interage e é percebido pelos vendedores e pelos clientes. b) Ambiente de trabalho: como você dá manutenção nas facilidades da Santech e de tudo que possa afetar vendedores e clientes (tais como carros, malas de ferramentas, etc.).
   Honestidade: você deve ser sempre honesto com os membros das equipes, os vendedores e os clientes.
Trabalho em equipe: você deve perceber e compreender as diferenças de personalidade entre os empregados. É importante você ajudar cada empregado a obter a excelência utilizando-se de suas forças e a compensar suas fraquezas.

Além destas 5 áreas que ele reputam como importantes, há 19 características nas quais eles medem o desempenho dos empregados, a saber:

Participação: participa e verbaliza suas opiniões em reuniões individuais e de equipe.
Paixão: está comprometido com a Santech e tem um desejo sincero pelo sucesso da empresa.
Ouvir: está sempre disposto a ouvir a opinião dos outros sem se ofender.
Suporte: dá suporte às decisões da equipe dentro e fora das reuniões.
   Confiança: responde consistentemente com a verdade e a informação completa, quer seja positiva ou negativa.
Cooperação: está sempre presente e pronto para ajudar onde e quando a equipe necessitar.
Suporte individual: disposição em comentar com membros da equipe sobre suas forças e fraquezas.
Atitude positiva: cumprimenta e responde para as pessoas em um tom agradável, e não se sente desencorajado em situações negativas.
   Inovação: persegue e mantém a mente aberta para melhorias no valor, diminuição de desperdícios, tempo e custos.
Empowerment: toma decisões apesar do perigo de ser uma decisão errada.
Foco pessoal: mantém o foco no trabalho, mantendo intervalos, visitas e telefonemas dentro de padrões aceitáveis.
Satisfação do cliente: responde rapidamente às necessidades do cliente.
Interdependência: prioriza e organiza seu trabalho baseado nos prazos da equipe.
Quantidade de trabalho: produz uma quantidade normal de trabalho em dias típicos.
Qualidade do trabalho: produz trabalho com muito poucos erros.Tem um bom entendimento dos produtos da Santech e como eles estão relacionados com sua área.
Comportamento e Imagem: age e se veste de maneira respeitável e profissional de acordo com padrões estabelecidos para o seu tipo de trabalho.
Apresentação aos clientes: mantém sua área de trabalho arrumada, carro limpo, mala de ferramentas organizada, o que é agradável aos clientes e vendedores.
Iniciativa: disposição em tocar projetos e aprender novas habilidades.
    Trabalho em equipe: percebe e entende as diferenças de personalidade entre os empregados. Ajuda cada empregado a obter a excelência utilizando-se de suas forças e a compensar suas fraquezas.

Como você vê, as dúvidas a respeito da sua equipe ainda permanecem. Qual desses perfis apresentados é melhor? Eu respondo que os dois perfis são bons. Cada um deles preenche uma necessidade de se ter empregados apropriados para a obtenção de resultados esperados em diferentes ramos de negócios, para clientes diferentes, que para duas empresas tão diferentes. Só podiam resultar em perfis diferentes.

E o perfil para a sua empresa qual seria? Quais resultados você quer obter? O que os seus clientes querem? Com que tipo de empregado você vai obter os resultados que você almeja? Os empregados que podem dar os resultados que você almeja são os mesmos que os seus clientes precisam?

Carlos Alberto de Faria

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