As 8 competências da Inteligência Emocional

Entender os tipos de IE capacita o indivíduo a lidar com situações estressantes com mais facilidade.

Inteligência emocional (IE) é a habilidade de integrar pensamentos e sentimentos com o objetivo de otimizar nossas decisões.

Este conceito vem sendo difundido ao redor do mundo e grandes organizações têm compreendido a importância que a IE tem tanto na vida profissional quanto pessoal.

De acordo com o CEO do Grupo Kronberg, Carlos Aldan, compreender os mecanismos do quociente emocional propicia à pessoa aprender a lidar melhor com os sentimentos em momentos de stress. “Se você usar a IE de forma eficaz, será mais capaz de influenciar os outros de maneira positiva, de se comunicar e manter-se concentrado durante momentos críticos”.

Confira o modelo das oito competências da Inteligência Emocional elaborado pela Six Seconds, a maior organização do mundo especializada em quociente emocional, representada pelo Grupo Kronberg no Brasil:

1 – Melhorar o aprendizado emocional – reconhecer com precisão sentimentos;
2 – Reconhecer padrões – identificar reações e comportamentos recorrentes;
3 – Refletir consequências – avaliar os custos e benefícios de suas escolhas;
4 – Navegar emoções – medir, aproveitar e transformar emoções como um recurso estratégico;
5 – Motivação interna – obter energia de valores pessoais em compromissos ao invés de ser conduzido por forças externas;
6 – Otimismo – ter uma perspectiva pró-ativa de esperança e possibilidades;
7 – Melhorar a empatia – reconhecer e responder apropriadamente às emoções dos outros;
8 – Buscar metas nobres – conectar suas escolhas diárias com o seu senso de propósito geral.

Grupo Kronberg
O Grupo Kronberg está há 11 anos no mercado brasileiro de capacitação profissional, já desenvolveu mais de 60 mil pessoas e realizou mais de 26 mil sessões de coaching. A empresa é pioneira na garantia de ROI (retorno sobre investimento) em suas soluções. É líder de mercado nos programas de aumento de receita por meio do alinhamento do engajamento emocional e desempenho de líderes e profissionais de linha de frente, com as necessidades e expectativas de seus clientes internos e externos. No portfólio de clientes da companhia, há grandes empresas como Toyota, Odebrecht, HDI Seguros, Sheraton, Rede Globo, Lilly, entre outras.

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