Como funciona o treinamento estratégico de líderes?

É indiscutível que algumas pessoas possuem talento para o comando e para a tomada de decisões. Talento é algo que nasce com os indivíduos, que não pode ser subtraído da personalidade de executivos e trabalhadores. Mas, apenas com talento não é possível atingir cargos importantes ou posições de destaque. O programa de treinamento de líderes é uma aposta constante dos departamentos de recursos humanos de grandes organizações.

Com preparo, foco, conhecimento e bagagem, todos podem atingir o topo de uma cadeia hierárquica. Corporações sérias sabem da importância de bons heads e bons pontos de contato. As médias gerências são as responsáveis pela comunicação e pela conexão entre o corpo operacional e as diretorias.

A abordagem de conselhos administrativos deve ser cuidadosa e discreta. As atitudes e decisões tomadas pelos componentes deste grupo são acompanhadas de perto pelos colaboradores, que imitam o comportamento de seus superiores imediatos. Por isso, um temperamento exemplar deve imperar entre os que moldam os rumos de uma instituição de negócios. Além das habilidades competentes ao seu ramo de atuação, um funcionário também precisa possuir controle emocional e saúde psicológica. Estes dois itens são fundamentais para os que desejam traçar trajetórias brilhantes, impecáveis e completamente livres de preconceitos.

Os cursos de aperfeiçoamento para coordenadores e gestores exploram capacidades ainda ocultas nas personalidades corporativas dos integrantes das sessões. Estas habilidades são imprescindíveis para o bom desempenho de atividades complexas e para a boa absorção de ideias e sugestões fornecidas por colaboradores. A receptividade deve ser uma marca de heads competentes. Quando times estratégicos se sentem seguros e amparados, a produção e o engajamento com as causas da empresa aumentam. Índices de satisfação também devem ser mensurados, para que o acompanhamento indique pontos que precisam de melhorias e pontos que estão em franco crescimento.

A criatividade, a inovação e o pioneirismo são atributos que precisam constituir uma marca. A imagem e a reputação dos produtos e serviços oferecidos estão na mão dos líderes. Por isso, a valorização destes profissionais é de suma importância. Se eles se sentem completos e capacitados, todos prosperam. Um ambiente de trabalho agradável e interessante é patrimônio de todos.

José Roberto Marques

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