Como fazer Coaching em Grupo

Eu vivi muito tempo com os principais medos que todo Coach carrega. O medo de não dar certo pelo alto investimento. O medo de cobrar um preço justo. E o medo de ser um fracassado. Esses medos afetam 95% dos Coaches no Brasil e impede que eles não se tornem profissionais, tendo o Coaching como uma segunda profissão ou até mesmo desistirem. E eu também fui assim por muito tempo. Até que descobri o segredo dos grandes Coaches. E um dos principais segredos é que eles praticam o Coaching em Grupo.

Vejo muitas pessoas que enxergam essa prática de atendimento de uma forma preconceituosa, mas isso acontece porque elas não conseguem entender o que é Coaching em Grupo e não percebem que é possível fazer Coaching de forma profissional em padrões de atendimento diferenciado. Uma sessão de Coaching em grupo pode ser tão vantajosa quanto um atendimento um para um. E, em muitos casos, acaba sendo muito superior por motivar ainda mais os seus Coachees, como eu expliquei neste artigo.

Você pode se tornar um Coach Profissional atendendo em formatos diferentes. Como eu sempre digo, não é necessário atender apenas presencialmente ou de um para um. Você pode explorar novas formas que motivem seus Coachees e que façam eles conquistarem cada vez mais resultados. No Coaching em Grupo, por exemplo, eu percebo que meus clientes querem conquistar mais resultados. Isso acontece porque eles têm várias pessoas motivando e os apoiando em um grupo, enquanto no atendimento individual o Coachee está sozinho.

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Tudo que você precisa responder para fazer Coaching em Grupo

O sucesso de um Coaching em Grupo depende primeiramente da estrutura que o Coach preparou para criar essas sessões. É necessário muito estudo e pesquisa antes mesmo de começar a vender o seu Coaching em Grupo. E nestes estudos é preciso responder algumas perguntas importantes para que conquiste muito mais resultados.

Respondendo essas perguntas, você estará pronto para entender como funciona o Coaching em Grupo e o que é preciso fazer para começar um planejamento bem estruturado e poderoso para levar seus Coachees para mais longe!

Quais os objetivos do grupo?

Essa pergunta é pra responder para você e não para os clientes. Qual é o seu principal objetivo com o Coaching em Grupo? Você deseja conquistar mais clientes, oferecer uma opção de serviço mais acessível, pretende aumentar o faturamento, ter mais prática com os Coachees ou quer ser uma grande referência na sua região ou até mesmo nível Brasil?

Entendendo quais são os seus próprios objetivos com o Coaching em Grupo, fica muito mais fácil definir todos os outros passos.

Quem se interessará pelo programa?

A seleção de público-alvo é um ponto muito importante para todo Coach que deseja impactar mais pessoas e ela é necessária também na construção de seu grupo. Você precisa identificar quais serão as pessoas impactadas pelo seu programa de acordo com o público-alvo que você já trabalha atualmente.

O que você oferece para seu grupo?

Não basta criar um grupo com um público definido, você precisa ofertar algo para este grupo. No Coaching em Grupo dos casais que precisam melhorar o relacionamento, por exemplo, pode se propor outras soluções para os problemas que estão passando.

Que conteúdo você usará como base?

Essa é uma das maiores dificuldades dos Coaches ao construírem um Coaching em Grupo. Estamos acostumado com o padrão de atendimento de um para um, onde o Coach foca nas perguntas certas diante as questões que o Coachee trouxe, mas aplicar coaching em grupo é diferente. Normalmente você precisa partir de uma base. Você precisa trazer questões e ou ferramentas de coaching em grupo para os Coachees, para que eles possam desenvolver na sessão.

O Coach precisa pensar em artigos para ler, propostas de reflexões etc. Nesse formato de atendimento, é o Coach que propõe a discussão e deve começar isso através de um conteúdo que possa agregar valor ao seus clientes.

Quantas pessoas participarão?

Eu convido os Coaches a participarem de um seleto grupo, portanto, o meu Coaching em Grupo precisa ser pequeno e para poucas pessoas. Mas existem grupos de centenas de pessoas. E tudo depende do que você oferece e do público que pretende atingir.

Porém, além de pensar no número ideal de pessoas, é preciso pensar em um número mínimo e um número máximo de pessoas. Qual é o mínimo para começar? Qual o número ideal? E qual o número máximo para realizar o grupo dentro da sua proposta?

É melhor fazer coaching em grupo presencial ou online?

Para trabalhar com coaching em grupo existem três modelos práticos  e cada um varia de acordo com as suas propostas para os clientes. Ele pode acontecer de forma presencial, virtual ou combinada. Ou seja, misturando as duas formas de atendimento.

Alguns grupos possuem foco regional. Nesses casos, é mais importante ser presencial. Outros são mais abertos e podem ser vendido apenas online. E o atendimento combinado depende muito da perspectiva do Coach sobre seu mercado.

Como as pessoas entrarão para o grupo?

Alguns Coaching em Grupo são muito exclusivos e não aceitam a entrada de qualquer pessoa. É preciso preencher os requisitos para participar das sessões de coaching em grupo. E para isso, pode ser feita uma entrevista, preencher pesquisa etc.

Esse processo é importante para os grupos mais seletos, como o meu, porque escolhe as pessoas mais empenhadas em conquistar os resultados propostos, porém é dispensável em grupos que abrangem um número muito grande de pessoas – que também são mais difíceis de trabalhar.

Os 7 melhores modelos de coaching em grupo na prática

Respondendo essas perguntas que eu coloquei aqui, você terá mais facilidade para montar o seu Coaching em Grupo.

 

Wilton NetoWilton Neto – Após 21 anos no mundo corporativo, decidiu trocar uma carreira estável para buscar o reconhecimento profissional em outra praia, o coaching. Para alcançar o sucesso no coaching, Wilton entendeu que não bastava ter como missão a transformação das pessoas, ele precisava ter isso como um objetivo, a quantidade de pessoas que ele iria transformar e foi assim que ele alcançou sucesso em todos os nichos que atuou, acumulando a marca muito expressiva de mais de 5 mil horas de atendimento transformando diretamente a vida de centenas de pessoas. Para sair da casa de centenas para a casa de milhões de pessoas transformadas, Wilton decidiu ajudar os coaches e montar uma legião de Agentes Humanos que ele preparará para impactar 3 milhões de pessoas até 2020.

 

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