Coaching: Como definir o seu público alvo

Para você começar o seu negócio online uma das primeiras decisões que você precisa tomar é definir o seu público alvo, o seu nicho de mercado. Se você tentar falar com todo mundo, ninguém te ouvirá.

Nicho é algo menor dentro de um mercado maior.

É fundamental você ter isso muito bem claro para entender quais as reais necessidades do seu nicho e como você poderá ajuda-lo a se transformar.

Quanto mais específico ele estiver mais fácil será para você produzir conteúdos para atrair o público certo. Dessa maneira você irá conseguir entender o que esse público quer, qual é a dor que ele tem que você irá conseguir resolver e ainda terá clareza de qual transformação você irá proporcionar para ele.

Por exemplo, se você quer trabalhar com o nicho de emagrecimento, ele está dentro de um mercado maior o da saúde, mas ainda é amplo demais. Você pode decidir trabalhar somente com mulheres, e ainda dentro desse nicho você pode especificar mais um pouco, pode trabalhar somente com mulheres que engordaram muito com a gravidez e querem voltar ao peso anterior.

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Ou seja o nicho de mercado, neste caso, está assim definido:

Saúde
emagrecimento
Mulheres
Engordaram muito com a gravidez

Agora está específico, dessa maneira você conseguirá entender exatamente o que essa mulher sente e o que ela precisa para se transformar.

Vou te dar 2 dicas que irão te auxiliar, para você começar a definir o seu nicho de mercado:

1) Paixão

Você pode definir o seu nicho baseado em uma paixão que você tenha, algo que você ama fazer e assim terá muita facilidade para ensinar outras pessoas.

Trabalhar com paixão é fantástico, quando você ama o que você faz você entrega conteúdo de muito valor, o que fará toda a diferença para o seu negócio online decolar.

Responda as perguntar abaixo para refletir como você poderá usar a sua paixão no seu negócio:

a) O que você ama fazer?
b) Quais atividades você faz que nem vê o tempo passar?
c) Quais as atividades que você faz que você se destaca?
d) Qual é o seu passatempo preferido?
e) Quais programas de televisão você gosta de assistir?
f) Quais livros você gosta de ler?
g) Quais são as autoridades digitais que você gosta de seguir?

Responda as perguntas com calma, demore o tempo que for necessário, as respostas poderão te ajudar muito na definição do seu público alvo.

2) Transformação

Outra maneira de definir o seu nicho é através da sua própria experiência. Olhe para a sua trajetória e identifique quais as superações você já teve na vida.

A experiência que você superou você pode ensinar outras pessoas a solucionar uma dor. Como você já enfrentou e teve sucesso você terá facilidade para orientar outras pessoas.

A seguir algumas perguntas que te auxiliarão no processo de identificação do seu nicho:

a) Quais superações você já teve na vida?
b) Quais experiências suas você pode usar para ensinar outras pessoas?
c) Que transformação você já teve na vida?
d) Qual história da sua vida que você tem orgulho de contar?
e) Que situação difícil você já enfrentou  e conseguiu superar?

Caso seja muito difícil responder as perguntas peça ajuda para alguém que te ama, explique que isso é muito importante para a construção do seu negócio online.

A identificação do nicho nem sempre é uma tarefa fácil, mas pode ter certeza absoluta que fará toda a diferença no sucesso do seu negócio.

Boa sorte!

Ana Maciel é Coach de Mulheres Empreendedoras, apaixonada por marketing digital e por empreendedorismo. Idealizadora do projeto O Poder Rosa que vai te ajudar a transformar a sua paixão em um negócio online.

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