Como aprender inglês rápido e definitivamente

Quando o assunto é aprender inglês todo mundo conhece alguém, um amigo, um parente, que se matriculou em uma escola de idiomas, fez o curso de inglês durante meses ou anos e parece que até hoje não saiu do lugar, ou até saiu mas demorou muito. Este pode ser também um exemplo da nossa própria vida, eu posso dizer que este é um exemplo da minha vida. A maioria das escolas, se não for todas, oferecem cursos que duram pelo menos mais de um ano, isso é fato.

Eu queria muito aprender inglês porque gosto muito da língua, além das oportunidades que se abrem nas nossas vidas, como poder viajar para conhecer outros lugares, conseguir um emprego melhor e com melhores salários, ver filmes sem legendas (era um sonho), entre outras coisas que saber inglês poderia proporcionar… e eu me matriculei em uma escola de inglês e tudo era muito demorado, e eu não tinha tanto tempo pra isso, eu trabalhava, estudada, e queria aprender inglês rápido. A metodologia usada em sala de aula fazia a gente falar e escrever mais do que ouvir.

Ouvir, Ouvir e … Ouvir!!!

Para quem quer aprender inglês rápido e até mesmo sozinho, precisa de outra metodologia. Precisa aprender como as crianças aprendem, ouvindo mais. As crianças, cuja língua é o inglês, passam seus primeiros anos de vida só ouvindo, o aprendizado é natural, elas não sabem ler nem escrever, elas apenas ouvem o tempo todo. É assim que a gente deve aprender, principalmente se o seu objetivo for aprender inglês rápido e de forma definitiva. Vamos dividir o aprendizado em input e output. Sendo input tudo aquilo que você lê e escuta e output sendo aquilo que você fala e escreve. O segredo é focar muito mais no input, então quando você for falar ou escrever, seu cérebro já terá armazenado grande quantidade de informações facilitando o output (falar e escrever). Esta é a grande chave no aprendizado de qualquer idioma e que muitas pessoas desconhecem ou ignoram. Se você seguir por esse caminho, com certeza absoluta, terá muito sucesso.

Você pode aumentar o input assistindo a filmes com legendas e áudio em inglês, ouvindo podcast de fácil compreensão, escutar rádios em inglês, músicas, ler livros e acompanhar sites de notícias nesta lingua… Depois de algum tempo só ouvindo você vai perceber como sua fluência melhora. É incrível.

|Veja também: Como aprender inglês em 30 dias

Garimpando oportunidades de ouro

Quanto estava no ensino médio tive a oportunidade de estudar inglês em uma escola de idiomas e estava um tanto desanimado, porque depois de 6 meses estudando eu percebi que não estava tendo resultados satisfatórios como eu queria e esperava.

Nesta época eu já sabia de algumas técnicas mais eficientes que as escolas tradicionais não ensinavam e acho que nunca vão ensinar. Eu nunca fui de ficar preso apenas ao que estava aprendendo, eu sempre busquei mais e nestas buscas vi várias pessoas que tinham melhores resultados até mesmo estudando por conta própria.

Como aprender inglês rápidoSendo assim eu arrisquei em vários cursos online já que ganharia com a questão do tempo (me permitindo estudar em qualquer hora e em qualquer lugar, podia fazer meu próprio horário) e são muito mais baratos (o custo benefício é mil vezes melhor), mas é preciso saber escolher, garimpar mesmo, e eu te digo porque. Como eu queria muito aprender inglês rápido e sozinho, pois me frustrei no curso presencial que eu fazia, por demorar demais e ter métodos que te fazem estudar por anos, acabei comprando vários cursos, mas nunca fiquei totalmente satisfeito. Em um, o conteúdo era cópia de um curso americano e por ser cópia não tinha a assistência que o curso original oferecia, (eles nem se deram ao trabalho de esconder isso e você só descobre depois de comprar o curso quando é feita a entrega do material) mas também não dava para fazer o curso original, pois tinha que ter pelo menos o inglês básico para entender alguma coisa que eles ensinavam. Fui procurar então um curso feito por alguém daqui mesmo, mas não gostei do método de ensino, era parecido com a escola que tinha acabado de sair. E assim foi…. neste período eu dei uma desanimada. Tentei até muitos cursos gratuitos, mas eles não oferecem suporte, você não sabe por onde começar, enfim, claro que dá para aprender alguma coisa, mas acabei perdendo foi mais tempo.

Por tudo isso fiquei bastante tempo sem estudar inglês, neste momento já tinha outras prioridade já que nenhum curso tinha me agradado. Já estava cansado de perder tempo e dinheiro. Até o dia em que viajei para um congresso que minha profissão exigia e acabei encontrando um ex chefe, uma pessoa que eu até hoje admiro bastante por ser uma pessoa bem sucedida e com visão, e que me ajudou muito na carreira. Neste evento havia um palestrante famoso e como ele falava em inglês comentei com meu amigo a minha dificuldade de entender a língua e ele me disse então como aprendeu falar inglês e em tão pouco tempo, hoje ele tem fluência perfeita no inglês.

A sua empresa contratou um professor de inglês renomado para alguns funcionários, como ele exercia um cargo muito importante, ele teve a oportunidade de fazer o curso junto com os diretores. Pela importância da empresa, das pessoas que iam fazer o curso, o professor foi escolhido a dedo, além disso o curso tinha que ser muito eficiente e rápido, já que essas pessoas não tem muito tempo para dispor, devido aos afazeres no dia a dia. E foi através deste curso de inglês que ele adquiriu fluência e pôde naquele momento ouvir a palestra e aproveitar muito mais do que eu.

E foi exatamente este curso que ele me indicou, hoje eu também sou fluente graças a ele, além de ter superado minhas expectativas em termos de qualidade, tempo e dinheiro. Ele fez presencialmente porque a empresa contratou o professor e ele foi la pessoalmente dar as aulas, no meu caso foi online, mas não deixou nada a desejar.

Se eu que passei por tudo isso e consegui, tenha certeza que você também pode. Claro que para aprender um idioma é preciso ter dedicação, disciplina, pratica, muito input, mas com o curso certo, com o professor certo, combinados com o seu empenho e a sua vontade de aprender, é possível aprender inglês rápido. O curso que ele fez e que me indicou foi o curso da Universidade do Inglês.

Tenho certeza que assim como eu você também pode conseguir, espero que as dicas tenham sido muito uteis para você e que você aplique está técnica de ouro (input) no seu dia a dia. Com ela você vai ficar fluente no inglês rapidinho.

Giordani Siqueira

 


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais