Auto Hipnose e Auto Sugestão

Por Paulo Madjarof Filho
   
   

O que é Auto-hipnose? 

Auto-hipnose não é um estado mágico, e sim um estado mental na qual:  

  • Você fica muito relaxado;  

  • Você controla/determina às sugestões que deseja implantar;  

  • Você não critica as auto-sugestões feitas (aumentando a aceitação pelo inconsciente).

   

A hipnose não é utilizada normalmente na psicologia esportiva porque requer a presença constante de um hipnólogo profissional. Porém, a auto-hipnose oferece a facilidade e o benefício adicional de o esportista auto-controlar a sua mente através de exercícios regulares voltados ao seu desempenho atlético/esportivo.  

A Hipnose e Você

O primeiro passo para iniciar-se na prática da auto-hipnose é buscar um lugar onde você não seja perturbado. Sentado ou deitado de modo confortável, procure eliminar qualquer distração e relaxe. Está é uma condição inicial ideal para utilizar a técnica, porém com o tempo, você poderá realiza-la em qualquer local.

Então, feche seus olhos e relaxe. Imagine/sinta que ondas de relaxamento percorrem todo o seu corpo eliminando todas as tensões, a partir de sua cabeça. Esteja conectado a sua respiração enquanto as ondas percorrem da cabeça até os pés, relaxando todos os músculos de seu corpo. Sinta os músculos de seu corpo se relaxando cada vez mais.   

Algumas técnicas alternativas podem ser utilizadas, como por exemplo, a fixação de seus olhos em um ponto da parede ou, imaginar-se descendo em um elevador num enorme edifício cujos andares inferiores conduzem lentamente a um estado de relaxamento e sonolência. O método escolhido por você para a auto-indução, mais efetivo se torna, quanto mais repetido for.

O passo seguinte é usar a auto-sugestão para aprofundar o estado de relaxamento. Consiste em afirmar a você mesmo frases do tipo: “estou me sentindo relaxado e confortável”, “enquanto respiro, aprofundo mais e mais o meu estado”.  

Uma vez que você se sinta completamente relaxado, encontrar-se-á num estado útil de auto-hipnose. Você poderá aproveitar este estado particular e sugestivo para determinar um “atalho mental”, onde sua mente alcançará este estado em outros momentos pela indicação deste atalho (que pode ser uma palavra, um movimento, etc.). 

Como já dissemos, a auto-hipnose não é algo mágico e sim uma técnica para se modificar o estado de consciência pela intenção de faze-lo, colocando-se numa condição sugestiva para realizar as transformações desejadas.   

Sugestão e Hipnose

Antes de conduzir o processo para um estado hipnótico, é útil que você pense nas sugestões que deseja determinar a si mesmo. As sugestões podem ser afirmações simples com o propósito de desfazer os danos feitos pelo semeio constante em nossas vidas de pensamentos negativos, ou pode ser usado para fazer ajustes psicológicos elevando a auto-confiança e motivação para ajuda-lo a alcançar as metas que estabeleceu.  

O uso efetivo da auto-sugestão pode:

  • Elevar a autoconfiança;

  • Reforçar mentalmente os seus propósitos;

  • Reduzir as tensões;

  • Elevar a motivação;

  • Elevar a energia.

 

 

Mais Artigos de Hipnose e Auto Hipnose

             
  Artigos que você também vai gostar:
 
 
             
Faça uma busca pelo site
 
 
   
 
 LIVROS DE HIPNOSE E AUTO HIPNOSE
Auto-Hipnose: Manual do Usuário

Tratamento Coadjuvante pela Hipnose

Guia Prático de Hipnose Hipnose na Prática Clínica  
 
   
Ver mais livros de Hipnose e Auto Hipnose  
 
 
 

Faça uma busca pelo site

 
Cadastre seu email e
fique por dentro das novidades

 
 
Estrategia de Marketing para Coaches
 
 
 
 
Facebook Portal CMC Twitter Portal CMC Portal CMC