As consequências da fofoca no departamento de vendas

O que é fofoca?
Segundo o dicionário, fofoca significa mexerico, intriga, bisbilhotice. Mas considero difícil definir o que seja a fofoca, porque geralmente quem a faz não julga como fofoca, mas quem é o alvo dela, sim. De qualquer modo, creio que seja fofoca todo comentário desnecessário sobre a vida de outra pessoa, especialmente quando a essência deste comentário é negativa, pejorativa e depreciativa. Ou seja, é o bom-senso e a postura de cada um que mais contam na avaliação do que seja fofoca ou não.

E, no fundo, todos nós sabemos quando estamos fofocando ou não. Além disso, sabemos também que discrição nunca fez mal a ninguém.

Por que as pessoas fazem fofoca?
Fofoca é algo perigoso porque se não estivermos atentos e centrados em nossos valores, ela se torna contagiosa e crônica. Ou seja, vira uma mania, um comportamento recorrente e automático. Agora, é óbvio que quanto mais uma pessoa sente vontade e encontra tempo para falar da vida alheia, mais distante de si mesma e menos integrada com sua própria vida ela está. Quando estamos bem, focados em nossos objetivos, desejando realizar nossas metas, seja em qualquer área de nossas vidas, não sobra tempo e nem vontade de falar da vida alheia, principalmente para criticar e subjugar.

Quando as pessoas fofocam?
Quando não olham para si mesmas, quando não compreendem que todos nós estamos aprendendo e tentando ser felizes. Quanto mais uma pessoa deprecia a vida do outro, menos ela se sente de bem com suas próprias limitações e, por isso, precisa reforçar as limitações e os equívocos do outro. As pessoas também fofocam quando não conseguem lidar com as diferenças. Ao se deparar com alguém diferente delas, imediatamente julgam, comentam, sem se darem a chance de conhecer melhor, de aprender a gostar e até de crescer com essas diferenças. Enfim, a gente só ataca quando se sente ameaçado, embora nem sempre esta ameaça seja real. Muitas vezes é fruto de uma mente desequilibrada, de um coração carente, de uma personalidade mal conhecida e que pouco ama e se deixa amar.

Qual é o preço de uma fofoca?
Geralmente, muito alto. Independentemente das consequências reais que ela cause, a pessoa que a fez tende a se sentir cada vez pior, ainda que não se dê conta de que é por conta deste seu comportamento medíocre. Agora, se o que foi dito gerou situações constrangedoras a quem foi alvo da fofoca, muitos desastres podem acontecer. Problemas no trabalho, demissões, fim de relacionamentos ou tensões que se estendem sem fundamento e sem provas. Ou seja, fofocar é sempre um péssimo ato, para todos!

Existe um lado bom da fofoca? Qual?
Falar bem de alguém, contar algo de bom que alguém fez sem que a autora da atitude tenha autorizado também pode ser considerado fofoca, embora o conteúdo seja positivo e a intenção seja exaltar a boa ação. Olhando por este ângulo, até poderíamos dizer que a fofoca teve seu lado positivo, mas o ideal é que a gente só fale sobre algo ou alguém quando for realmente conveniente e este outro estiver ciente de que a informação poderá ser transmitida. Caso contrário, o melhor é respeitar a privacidade alheia, sempre.

Perde-se algo com a fofoca nas equipes de venda? O que?
Perde-se muito com a fofoca em qualquer lugar e em qualquer relação. Especialmente nas equipes de venda, a fofoca é extremamente negativa, já que estamos falando de um trabalho cujo sucesso depende justamente da integração e da harmonia entre os indivíduos da equipe. Quando alguém se torna não-confiável, desperta antipatia e provoca constrangimento aos demais, a eficiência do grupo fica comprometida e os resultados visivelmente prejudicados. Isso tudo sem considerar os malefícios que a fofoca causa a cada um enquanto pessoa. Ou seja, a tensão e a irritação de cada um poderá se transformar em dor de cabeça, enxaqueca, gastrite, mal-estar, estresse, depressão, entre outras doenças que debilitarão o organismo, fazendo com que o rendimento deste profissional caia, gerando custos para a empresa com faltas, consultas médicas, remédios, absenteísmo, etc.

Como acontece a fofoca?
Todo ser humano tem suas limitações. Aprender a lidar com elas é justamente o que chamamos de amadurecimento. Acontece que nem todas as pessoas estão dispostas a olhar para si mesmas e se trabalhar com o intuito de crescer, evoluir e se tornar alguém que soma, que acrescenta nas relações que vive. Dentre essas pessoas, cada uma com seus equívocos, há aquelas que encontram na fofoca um caminho para se destacar. Infelizmente, em alguns casos elas conseguem, seja por usarem um modo ardiloso e perspicaz de fofocar, seja porque lida com superiores também limitados, que terminam caindo na armadilha da fofoca e cometendo injustiças ou ainda mais intrigas. É por isso que oferecer treinamentos, palestras e conteúdos positivos para uma equipe de trabalho recorrentemente é tão importante para garantir o equilíbrio entre essas pessoas e o seu constante amadurecimento. No meu livro (e também na palestra que ministro com o mesmo título) “O PODER DA GENTILEZA” cito os malefícios causados por um ambiente de trabalho desarmonioso, tanto para o indivíduo quanto para a empresa.

Quais são as diferenças entre fofoca, boato, mentira e intriga?
Entendo que fofoca, boato e intriga sejam sinônimos. Ou seja, são comentários desnecessários sobre a vida alheia, que não acrescentam e não ajudam em nada; muito pelo contrário. Agora, tudo isso pode ter um conteúdo verdadeiro ou não. De qualquer forma, ainda que não seja mentira, passar pra frente uma informação que não nos diz respeito e não representa nada de bom, é nefasto e deve ser evitado a todo custo.

Como o vendedor deve lidar com a fofoca?
Não compactuar com quem está falando da vida alheia. Manter-se em silêncio e, se possível, dizer que não é legal passar esse comentário adiante, especialmente “pelas costas” da pessoa comentada. Se a fofoca tem a ver com uma crítica ao comportamento do outro, o melhor é chamá-lo para uma conversa franca, educada e com o objetivo claro de desfazer mal-entendidos e recuperar a harmonia da equipe. E de silêncio em silêncio, o “fofoqueiro” terminará compreendendo que ninguém está interessado em suas fofocas. A ação dele perde a “graça” e o sentido.

Como o líder pode desfazer os problemas causados pela fofoca?
Em primeiro lugar, o líder tem de ser o exemplo absoluto de integridade, verdade, transparência e discrição. Depois, diante de um problema causado por fofocas, ele deve convocar toda a equipe, sem citar nomes, e conversar sobre o que vem acontecendo e o quanto isso é desgastante e constrangedor para todos, especialmente porque se estamos falando de uma equipe, quando um não está integrado, todo o grupo fica disperso e, em vez de formarem um time que joga pra ganhar, formam-se grupo de inimigos ocultos, mascarados, o que é terrível para todos e só leva a perdas, em todos os sentidos. Em último caso, se esta conversa não adiantar, o líder precisa identificar o “fofoqueiro” e chama-lo para um conversa particular, não para acusa-lo ou agredi-lo, mas tentando mostrar a ele o quanto tem sido catastrófico e pequeno o seu comportamento. É importante que as qualidades deste profissional sejam ressaltadas e que também seja dito o quanto ele é importante no grupo quando age de modo íntegro e colaborador. Talvez propor uma meta a ele seja uma boa motivação para que ele reveja sua atitude. Por fim, tentar perceber se ele está com algum problema pessoal que o líder possa ajudar, a fim de que ele se sinta parte do todo. Acredito que a demissão seja somente uma opção em último caso, quando tudo isso já tenha sido tentado, sem resultados.

Quais os tipos mais comuns de fofoca entre os vendedores?
Vender é alcançar metas, superar recordes, fazer cada vez melhor. Se, por um lado, isso pode ser muito estimulante e positivo, também pode se tornar motivo para inveja, intrigas e, consequentemente, fofocas. Geralmente, a fofoca tem o intuito de diminuir o outro para superá-lo mais facilmente, o que não é ético e denigre demais e principalmente a imagem de quem está fazendo a fofoca.

O surgimento das comunidades de relacionamento (como o Orkut) estimulou o crescimento da fofoca dentro das empresas? Como?
Na verdade, cada vez que criamos um novo meio de comunicação, ampliamos as possibilidades de trocas, e isso inclui tanto as positivas, produtivas e construtivas quanto as negativas, ineficientes e destrutivas. Não é o meio que se constitui como um problema e sim a forma com que cada pessoa o utiliza. O Orkut, em especial, traz uma característica muito forte que é a “vitrine” de cada um, podendo gerar em quem se vê um exacerbamento do ego; e em quem vê o outro pode gerar inveja, mal entendidos ou entendimentos parciais. O mais importante é que cada um tenha consciência do quanto é importante agir de modo sincero e respeitoso para com seu colega de trabalho. Senão, tornam-se inviáveis e improdutivos quaisquer ações.

Qual é a relação entre ética e fofoca?
A fofoca é absolutamente antiética. Demonstra frivolidade, falta de caráter, de amadurecimento e de desrespeito para com a individualidade do outro. E é bom lembrar que não se trata apenas de condenar quem fez o primeiro comentário desnecessário, mas todos aqueles que compactuam, comentando, intensificando o tráfico de informações que não lhes dizem respeito. É notório e sabido que as empresas procuram – cada vez mais – profissionais que mais do que um currículo repleto de habilidades técnicas, demonstrações diárias de habilidades humanas, parceria, colaboração mútua, capacidade de solucionar conflitos e administrar problemas. Portanto, pessoas que incitam intrigas e confusões têm sido preteridas em todas as áreas e no mercado mundial. Além disso, como eu afirmo e reafirmo o tempo todo em meu novo livro: a gentileza é poderosa e capaz de transformar a vida de uma pessoa, em todos os sentidos, para muito melhor! Basta tentar e verificar os resultados!

Rosana Braga Reconhecida como uma das maiores especialistas em relacionamentos interpessoais do país, Rosana Braga desenvolve um trabalho considerado inspirador e eficaz, promovendo mudanças no âmbito profissional e pessoal. Pesquisadora da área há mais de 10 anos, ela surpreende ao propor atitudes e soluções no complexo mundo das relações, conduzindo as pessoas a se apoderarem de seu potencial e ressaltando a diferença entre “quem quer” e “quem faz”. Conferencista, escritora, jornalista e consultora em relacionamentos – com pós-graduação em Educação Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC/ISEXP -, Rosana Braga é autora de 5 livros e lança, agora em 2007, “O Poder da Gentileza”, abordando questões comportamentais cuja mensagem central: o modo como você trata as pessoas determina quem você é!Autora e apresentadora dos DVDs Inteligência Afetiva volumes 1 e 2 e Viva o amor que você deseja, é também colunista de programas de rádio, revistas, jornais e sites. Na mídia concede, com freqüência, entrevistas sobre o universo das relações. www.rosanabraga.com.br

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