As competências gerenciais no século XXI

Falamos de um tempo de mudanças complexas e multidimensionais afetando a vida das pessoas e das empresas. Isso não deveria causar tanto espanto, afinal, o homem sempre vivenciou transformações sociais, políticas e econômicas como etapa do seu processo evolutivo e da sociedade.

Talvez o impacto se deva as inovações tecnológicas antes inimagináveis fazendo com que o mundo, agora com o conceito de aldeia global, ao aproximar pessoas e culturas reconfigure a forma de viver e de relacionar-se.

No mundo dos negócios, as relações deixaram de ser transações comerciais para se tornarem relacionamentos comerciais. Isto seria apenas um jogo de palavras se a base desse novo tempo não estivesse sustentado na importação ou exportação de conhecimentos que exige, antes de tudo, forte capacidade de comunicação e gerenciamento da informação. Ao reconhecer um mundo sem fronteiras, a rapidez nos processos e na tomada de decisões são requisitos fundamentais.

Dessa forma, as empresas ao identificarem a necessidade da construção de novos paradigmas de gestão e processos precisam contar com profissionais conectados com as mudanças e preparados para trabalhar com seus impactos.

O gerente de ontem, é o gestor de hoje. Porém, com outras competências profissionais seu papel se destaca pela capacidade conceitual analítica que é a habilidade mental para interpretar informações e tomada de decisões.

No elenco das habilidades mais requeridas, são destacados: espírito empreendedor, visão e ação estratégica, conhecimento multidisciplinar, capacidade de negociação e de gerenciamento de pessoas, integração com a cultura organizacional, . Planejamento, foco e disciplina também compõe o corpo de requisitos.

O sucesso das empresas está diretamente atrelado à sua capacidade de respostas às transformações do ambiente e para isso os gestores precisam permanentemente buscar por ferramentas que auxiliem nas respostas não como gurus, seres milagrosos, mas indivíduos conscientes de que somente por meio do comprometimento, comportamento ético e trabalho árduo os resultados serão alcançados e seu papel reconhecido.

Elizabeth H. de Oliveira Historiadora e Pedagoga. Pós-Graduada em Pedagogia Empresarial e Gestão de Pessoal. MBA em Gestão Administrativa. Consultoria e Palestrante.

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