Aprendendo assertividade

0
Alexandre Riviero

Assertividade é assumir uma atitude firme para defender seus direitos, colocar seus limites, manifestar sua vontade de forma educada, respeitando o outro. Entre o comportamento agressivo/autoritário, que produz o desrespeito às pessoas com quem se convive e o comportamento passivo/não assertivo, que não manifesta o que se pensa, aceitando a invasão e a anulação pessoal existe a assertividade, manifestação legítima da pessoa.

Cláudio pediu a Antonio seu carro emprestado, este que apresenta comportamento agressivo, desmereceu Cláudio, zombando do fato dele estar sem carro, dizendo que carro não se empresta. Comprometendo a amizade de tantos anos.

Francisco comunicou a Tereza que faria uma visita no domingo a noite, esta não gostaria de recebe-lo em sua casa, contudo Maria apresenta um comportamento passivo – não assertivo, aceitando a visita indesejada, manifesta um humor depressivo, irritada tentando esconder seus reais sentimentos.

João aponta críticas muito negativas à pessoa de David , este último assertivo de maneira pró-ativa e elegante expressa a não concordância evocando suas reais impressões acerca de si mesmo.

Comportar-se com assertividade envolve olhar nos olhos do interlocutor, uma postura de corpo frente a frente, gestos coerentes com a mensagem transmitida, expressão facial que reforça o conjunto de idéias, tom de voz claro e firme, percepção adequada da hora de falar, linguagem pertinente com palavras que evoquem recursos positivos, evitando falar pelo negativo, como críticas ácidas e zombar o outro. Ex: Eu considero muito você como amigo, entretanto meu carro é para uso pessoal, não poderei emprestar para você…” “Domingo estarei com meus pais, não posso recebê-lo em minha casa. Podemos verificar outra data…” ou “Creio que você esta fazendo críticas e juízos que não correspondem as minhas ações, vejamos……”

Você tem se posicionado com clareza para as pessoas que convive?
Você costuma explodir, quando algo lhe incomoda ou você implode suportando fazer o que não gosta, ou ainda se coloca positivamente observando sua discordância com firmeza e respeito para com o outro?
Você em seu dia a dia é levado a sério, você é respeitado pelas pessoas com que convive?
Você consegue se colocar sem perder seu foco, atingindo resultados positivos em sua comunicação.
Você controla emoções que poderiam distorcer a comunicação, como uma crise de choro?
Você estabelece uma comunicação positiva com as pessoas?
Você demarca fronteiras e limites?

Agora o importante é você compreender que ASSERTIVIDADE é uma habilidade que algumas pessoas desenvolveram ao longo de suas vivências, o meio sócio-cultural criou condições propicias para esta atitude frente a vida. Outras pessoas não experimentaram esta mediação e não construiram “o ser assertivo”, contudo todos nós podemos aprender Assertividade.

mais artigos sobre Assertividade

 


Comments are closed.