A melhor técnica para falar em público

A melhor técnica para falar em público é aquela com a qual você possa se sentir mais à vontade. Há oradores que preferem se apoiar em anotações. Outros se sentem mais livres quando memorizam alguns tópicos. E não são poucos aqueles que gostam de decorar os discursos.

Quem poderia criticar um orador que decora, mas se sai bem em suas apresentações?! Embora eu desaconselhe esse recurso, devo reconhecer que certos oradores decoram com admirável competência.

Memorizam com facilidade, são hábeis na interpretação e contornam bem os inesperados lapsos de memória.

Não se nota neles aquele brilho vidrado nos olhos, próprio de quem decora o que vai dizer. Mesmo com a fala decorada conseguem aproveitar fatos do ambiente e os incluem em suas falas como se toda mensagem nascesse ali diante do público.

Alguns se dão bem no outro extremo. Levam consigo o texto completo, como se fossem ler a mensagem. Diante do público, entretanto, apenas batem os olhos para pinçar uma informação aqui, outra ali, e se certificar de que obedecem à sequência que planejaram.

Um cuidado deve ser observado: adequação à circunstância. Não seria apropriado, por exemplo, o filho ler a homenagem à mãe no dia do aniversário dela. Nessa situação seria mais apropriado um discurso curto, sem anotações, com informações da própria experiência familiar.

Da mesma forma, seria desaconselhável o discurso de improviso em ocasiões que exigem correção rigorosa das informações. Se a mensagem tiver grande quantidade de cifras e datas só a leitura, ou no mínimo algumas anotações ajudariam a cumprir bem essa tarefa.

Se você for convidado a proferir palestra sobre temas de sua especialidade, evite o excesso de anotações. Uma ou outra ficha com lembretes para as emergências e alguns visuais seriam suficientes para que pudesse desempenhar bem seu papel.

Se, entretanto, mesmo sendo assunto de sua especialidade tiver de montar uma apresentação nova, não hesite em levar as anotações para a tribuna. Com um bom treino ficará tão familiarizado com a sequência das informações que o simples bater de olhos indicará o que deve dizer.

Independentemente do domínio que tenha sobre o assunto e da técnica que resolva utilizar, nunca deixe de se preparar. Treine o máximo que puder. Esse exercício será útil não apenas para aquela determinada apresentação, mas também para o desenvolvimento da sua comunicação. Quanto mais treinar, melhor orador se tornará.

SUPERDICAS DA SEMANA

Experimente todas as técnicas que puder e escolha a que julgar mais conveniente
Treine o sincronismo entre a leitura das anotações e o contato com a plateia
Olhe para as anotações como se estivesse pensando, sem se precipitar
Recursos visuais na medida certa são úteis e dão confiança

Reinaldo Polito é mestre em ciências da comunicação, palestrante e professor de expressão verbal. Escreveu 20 livros que venderam mais de 1 milhão de exemplares. Site: www.polito.com.br

mais artigos sobre Comunicação

 

Cursos Online | [+]


você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Ao navegar pelo site, presumimos que você aceita o seu uso, mas você pode desativá-lo se desejar. Aceitar Leia mais