A corrente do bem

0
Descubra PNL

A corrente do bem  – É possível uma ideia mudar o mundo? Como seria fazer um favor e não pedir nada em troca, apenas que seja passado a frente para mais três pessoas?

Em sua primeira aula o novo professor de Estudos Sociais Eugene Simonet (Kevin Spacey), pergunta aos seus alunos da sétima série o que o mundo significa para eles e afirma que se eles não gostarem do que vão encontrar basta modificar. O professor passa um trabalho aos seus alunos e pede para criarem algo que possa modificar o mundo. Um de seus alunos, Trevor McKinney (Haley Joel Osment), com o incentivo do professor cria o “Passe para Frente”.

O seu trabalho consiste, começando por ele, Trevor, ajudar três pessoas e não pedir nada em troca, apenas que essas pessoas ajudadas ajudem mais três pessoas e assim por diante. A sua idéia exige bondade e fé, e as três pessoas que ele escolhe ajudar não são fáceis: um é usuário de drogas, sua mãe alcóolatra e seu colega de sala que num primeiro momento faltou-lhe coragem.

O filme é surpreendente pela força de vontade e persistência do garoto em ajudar as pessoas, ajudar sem querer nada em troca. Possui uma mensagem muito positiva e realmente queremos, depois de assistir o filme, ajudar as pessoas em nossa volta. E quando alguém acha difícil mudar, todos saem perdendo, se uma pessoa não cumpre o seu dever, outras não poderão ser alcançadas, talvez por isso o filme não tenha um final que todos esperam.

É uma caminhada para a sensibilidade, o progresso cabe a todas as pessoas, mas muitas delas se sentem à vontade com o estado atual e não sentem necessidade de um desenvolvimento adicional. Mudança e desenvolvimento, porém, são passos essenciais ao processo vital. Por isso comece hoje mesmo ajudar quem precisa, não diga que não pode, e sim que você é capaz de ajudar e de levar alegria as pessoas. Basta querer.

Cenas de PNL detectadas no filme:

Confiança na competência dos alunos pelo professor quando dizem que o trabalho é difícil e não vão conseguir fazer. O professor afirma que eles têm todos os recursos que precisam para fazer;

Rapport do primeiro encontro do professor com a Arlene (Helen Hunt), mãe de Trevor;

Leitura de mente de Arlene, na cena do jantar em que o professor pergunta quantas horas ela passa com o garoto.

Filme A Corrente do Bem

Título Original: Pay It ForwardPoster A corrente do bem
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 115 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2000
Site Oficial: www.payitforward.com
Estúdio: Warner Bros. / Bel Air Entertainment
Distribuição: Warner Bros.
Direção: Mimi Leder
Roteiro: Leslie Dixon, baseado no livro de Catherine Ryan Hyde
Produção: Peter Abrahms, Robert L. Levy e Steven Reuther
Música: Thomas Newman
Direção de Fotografia: Oliver Stapleton
Desenho de Produção: Leslie Dilley
Direção de Arte: Lawrence A. Hubbs
Figurino: Renee Erlich Kalfus
Edição: David Rosenbloom
Efeitos Especiais: Industrial Light & Magic

mais Filmes com Tecnicas de PNL

 


Comments are closed.